Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
CIMENTO ORTOPÉDICO COM CULTURAS POSITIVAS APÓS A RETIRADA CIRÚRGICA NÃO ALTERA AS TAXAS DE SUCESSO DE TRATAMENTO NA OSTEOMIELITE CRÔNICA CAVITÁRIA.
Visits
240
Isabelle Caroline Frois Brasil
Corresponding author
sabelle.brasil@unifesp.br

Corresponding author.I
, Maria Augusta Moreira Rebouças, Daniel Litardi Castorino Pereira, Patrícia Zaideman Charf, Carolina Coelho Cunha, Laís Sales Seriacopi, Thomas Stravinskas Durigon, Adriana Macedo Dell Aquila, Ingrid Nayara Marcelino Santos, Laura Batista Campos, Mariana Neri Lucas Kurihara, Mayara Muniz de Andrade Silva, Carlos Augusto Finelli
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O tratamento ideal da osteomielite ainda é um motivo importante de debate na literatura. Devido à dificuldade de erradicar o biofilme, um dos tratamentos preconizados envolve desbridamento e terapia local com a colocação de espaçadores de polimetilmetacrilato carregado de antibiótico (PMMA+ATB). Há ainda dúvidas se a permanência in situ prolongada do PMMA+ATB no paciente causaria eventos adversos. O objetivo deste estudo foi investigar se a permanência de culturas positivas de fluido de sonicação de PMMA+ATB in situ alteram o desfecho clínico de pacientes com osteomielite crônica.

Metodologia

Realizamos estudo preliminar em uma série de casos de 13 pacientes que possuíam diagnóstico de osteomielite em um hospital universitário de São Paulo no período entre 2021 e 2022. Todos receberam tratamento antimicrobiano sistêmico e local com PMMA eluído de Vancomicina e/ou Gentamicina. As culturas de tecido infectado do paciente; o tempo de retenção do PMMA+ATB maior que 4 semanas; e as culturas do fluido de sonicação do PMMA+ATB foram comparados ao sucesso terapêutico destes pacientes avaliados após 6 meses e um ano do tratamento local. O desfecho clínico “sucesso terapêutico” foi definido como ausência de: necessidade de novas terapias antimicrobianas sistêmicas; necessidade de reabordagem cirúrgica; sinais clínicos de osteomielite ativa; e morte relacionada ao procedimento ortopédico.

Resultados

As culturas do fluido de sonicação de PMMA+ATB foram positivas em 54% (7/13) dos pacientes. Destes, 100% tiveram sucesso terapêutico após 6 meses. Após um ano, foi possível avaliar o desfecho de 9 pacientes, e 44% (4/9) possuíam cultura de fluido de sonicação de PMMA+ATB positiva. Entretanto, o sucesso terapêutico foi atingido em 78% destes. O tempo de permanência in situ do PMMA+ATB variou de 1,5 a 37 semanas (média= 9 semanas; mediana= 5 semanas). Após 6 meses de seguimento, não houve diferença nas taxas de sucesso de tratamento nos pacientes que mantiveram PMMA+ATB in situ por mais (78%) ou menos (75%) de 4 semanas.

Conclusão

A terapia com PMMA+ATB parece ser uma forma efetiva de tratamento de osteomielite crônica. A positividade das culturas em fluido de sonicação de PMMA+ATB após a retirada cirúrgica não parecem estar correlacionadas ao desfecho clínico de sucesso terapêutico após 6 meses e um ano.

Palavras-chave:
Manejo de espaço morto Polimetilmetacrilato Sonicação Osteomielite
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools