Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-235
Open Access
COVID-19: ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DOS PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARARAS - SP DURANTE A CIRCULAÇÃO DA VARIANTE ÔMICRON
Visits
537
Juliana Cristina Tangerino, Gabriela Carolina Tangerino, Juliana Moscardi, Antonio de Jesus dos Santos
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras, Araras, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Avariante omicron da Síndrome Respiratória Aguda Severa por Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), foi identificado pela primeira vez em novembro de 2021, África do Sul. A Organização Mundial da Saúde designou a omicron como uma variante de preocupação devido sua alta transmissibilidade prevista e seu potencial de evadir da imunidade mediada por anticorpos neutralizantes. Neste contexto, observa-se uma dramática dissociação de internações e óbitos por infecções durante a quarta onda de covid-19, em comparação com as proporções observadas durante as três ondas anteriores. Vacinação se apresenta como fator de proteção para formas graves da covid-19.

Objetivo

Analisar o perfil clínico e epidemiológico, assim como status vacinal, dos pacientes internados com covid-19 em um hospital público do município de Araras, de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022.

Método

Obtenção de dados por meio dos prontuários médicos de pacientes internados com diagnóstico de covid-19, de dezembro a fevereiro de 2022. Posteriormente, os dados foram submetidos à análise estatística.

Resultados

Foram computadas 104 internações devido à covid-19, maior no gênero masculino (53%), média de idade: 65 anos e letalidade em 29%. Os pacientes apresentaram uma média de internação hospitalar de 6 dias, com saturação de oxigênio de 89% na primeira avaliação clínica. Com relação ao perfil dos pacientes, 57,7% eram hipertensos, 33,6% diabéticos e 21% com história prévia de tabagismo ou tabagismo ativo. Realizada internação de 9 gestantes sintomáticas neste período. Com relação ao status vacinal, 83,6% dos pacientes apresentavam esquema completo, com pelo menos 2 doses das vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou 1 dose da vacina Janssen. Dentre os pacientes que evoluíram a óbito, a média de internação foi de 10 dias, todos apresentavam comorbidades, sendo as mais prevalentes: hipertensão arterial sistêmica (76,6%) e diabetes mellitus (33,3%). Apenas 16,7% destes pacientes receberam diagnostico de PAV, com predomínio do microrganismo Acinetobacter baumannii em aspirado traqueal. Com relação ao status vacinal, 86,6% tinham pelo menos 2 doses da vacina, sem documentação de reforço.

Conclusão

Determinar quem são os pacientes que internam em decorrência da covid-19 auxilia na implementação de medidas preventivas e otimiza o atendimento de pessoas mais vulneráveis e com risco de pior desfecho clínico por esta morbidade. O controle de comorbidades e a vacinação contra SARS-Cov-2 são fatores importantes nos desfechos clínicos dos pacientes com covid-19.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools