Journal Information
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 77 (December 2018)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 77 (December 2018)
Open Access
EP‐084 ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO DE CANETAS ODONTOLÓGICAS
Visits
2616
Marcelo Ivander Andrade Wanderl, Lídia Conceicao Morales Justino, Adriana Macedo Parisotto, Cláudia Yoshime Fukushigue
Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text

Data: 18/10/2018 ‐ Sala: TV 7 ‐ Horário: 13:37‐13:42 ‐ Forma de Apresentação: E‐pôster (pôster eletrônico)

Introdução: As canetas de alta rotação são artigos utilizados em diversos tipos de procedimentos odontológicos e fazem parte do cotidiano clínico de profissionais e acadêmicos de Odontologia. Nas clínicas escolas há um maior risco de infecções cruzadas devido ao maior número de procedimentos realizados simultaneamente em um mesmo ambiente, produção de aerossóis e contato com fluídos orais, podendo causar infecções orais e sistêmicas devido a contaminação gerada em procedimentos odontológicos.

Objetivo: Este trabalho objetivou quantificar os microrganismos presentes em canetas de alta rotação utilizadas por alunos de graduação do Curso de Odontologia de Instituição de Ensino Privado.

Metodologia: Tratou-se de estudo experimental onde foram avaliadas 30 canetas de alta rotação utilizadas por acadêmicos do último semestre do curso de Odontologia de instituição privada nos atendimentos clínicos. A coleta se deu antes e após os atendimentos; a caneta de alta rotação com a linha de água de abastecimento totalmente liberada foi acionada em potência máxima por 5 segundos em tubo de rosca estéril. A água da linha de abastecimento - veículo carreador, foi analisada separadamente. As amostras foram encaminhadas para o laboratório de microbiologia onde, alíquotas de 0,1mL da solução pura foram centtrifugadas e semeadas em duplicatas em placas com meio de cultura Agar Mueller Hinton (Oxoid) para contagem de unidades formadoras de colônias bacterianas, onde foram incubadas em estufa a 37°C por 24 a 48 horas. Decorrido o período de incubação, foi realizada leitura das placas.

Resultado: Após analise, foi observado presença de unidades formadoras de colônia em cem por cento das amostras coletadas antes e após a execução de procedimentos odontológicos. A média de contaminação das amostras antes do uso da caneta foi de 405,1 UFC/mL e após o uso de 100,1UFC/mL levando em consideração a contaminação da água da linha de abastecimento que apresentou média de 68,7UFC/mL. Deduzindo a contaminação da água presente nas linhas de abastecimento, a contaminação real das canetas de alta rotação foi de 331,9UFC/mL antes do seu uso e 26,8UFC/mL após os atendimentos.

Discussão/conclusão: Os resultados evidenciam dados importantes aos princípios de biossegurança para impedir ou diminuir a infecção cruzada entre pacientes e acadêmicos. A contaminação em todas as amostras, corrobora com a necessidade de se estabelecer protocolos que normatizem a obrigatoriedade da esterilização da caneta de alta rotação para um correto controle no uso e armazenamento.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools