Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐244
Full text access
EPIDEMIOLOGIA DA SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DE ALAGOAS: UM ESTUDO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Visits
2563
Beatriz Gonçalves Luciano, Anderson Peixoto da Silva, Flavia Danielle Souza de Vasconcelos, Thiago José Matos Rocha
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A sífilis congênita (SC) é uma doença infecto‐contagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida por via transplacentária ou por contato direto com uma lesão durante o parto. Essa pode ser classificada, clinicamente, em precoce ou tardia, apresentando várias manifestações, como prematuridade e lesões cutâneas, podendo levar ao óbito neonatal. Apesar de ser uma doença evitável, é elevado o número de casos de SC no Brasil, fato que a configura um problema de saúde pública no país. O estado de Alagoas, por sua vez, mostra uma alta prevalência da SC, o que coloca esta região em destaque no contexto epidemiológico, justificando o presente estudo.

Objetivo: Analisar os aspectos epidemiológicos e sociais da SC no estado de Alagoas no período de 2010 a 2019.

Metodologia: Estudo quantitativo, com abordagem descritiva e retrospectiva, efetuado por meio de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), analisando‐se as variáveis: ano de diagnóstico, idade da criança, escolaridade da mãe, realização de pré‐natal, raça da mãe, tratamento, óbitos e diagnóstico final. Ademais, realizou‐se uma busca na literatura nas bases de dados Google Scholar e Scielo, através dos descritores: “Sífilis congênita” AND “Epidemiologia” AND “Alagoas”.

Resultados: Foram constatados 3.429 casos de SC no estado de Alagoas no período analisado, sendo o maior número notificado no ano de 2018 (12,8%). Observou‐se que a maior parte dos acometidos foram diagnosticados na primeira semana de vida (94,7%), o tipo de sífilis congênita recente foi prevalente (90,6%). Quanto ao perfil das genitoras, analisou‐se que a maioria era da raça/parda (85,9%) e possuía escolaridade entre 5ª a 8ª série incompleta (32,4%). Em relação ao pré‐natal, 73,4% das gestantes realizaram o acompanhamento, mas destacou‐se que cerca de 44,7% não fizeram tratamento para a doença, 40,8% obtiveram um tratamento inadequado e foram registrados 38 óbitos (1,1%). Ao comparar os dados com a literatura, verificou‐se que a epidemiologia da doença em Alagoas é semelhante a de outras regiões.

Discussão/Conclusão: Mediante os dados obtidos, notou‐se que, apesar da elevada adesão ao pré‐natal, houve um alto índice de tratamentos inadequados e não realizados, o que aponta falhas na assistência primária e contribui para a maior incidência da SC no estado. Assim, este estudo ratifica a necessidade de potencializar as estratégias de controle e prevenção dessa infecção em Alagoas, com base na compreensão do detalhamento epidemiológico no período analisado.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools