Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
GRUPO TÉCNICO DE COVID-19 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. EXPERIÊNCIA DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA NA ASSISTÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO
Visits
269
Ana Cristina Cisne Frota
Corresponding author
anacfrota@gmail.com

Corresponding author.
, Alberto Chebabo, Roberto de Andrade Medronho, Guilherme Travassos Horta, Terezinha Marta Pereira Pinto Castineiras, Amilcar Tanuri, Angelucia Muniz, Cássia Curan Turci, Claudio Miceli de Farias
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A pandemia de covid-19 impactou de forma rápida e importante a sociedade e os serviços de saúde. Lockdown, desabastecimento de insumos hospitalares, indisponibilidade de testes diagnósticos e perda de força de trabalho foram fatos, em especial no primeiro ano. O objetivo do estudo é descrever as ações estabelecidas por uma universidade pública para conter o impacto da pandemia em sua comunidade e seus desdobramentos.

Métodos

Estudo descritivo envolvendo ações tomadas entre fev/2020 e dez/2022 em uma universidade pública do Rio de Janeiro.

Resultados

A partir da nomeação da reitoria, foi constituído grupo técnico (GT) multidisciplinar em fev/2020 envolvendo várias Unidades da Universidade. O GT atuou para definir ações de enfrentamento no âmbito da Universidade, na comunicação e orientação da população e no apoio aos órgãos governamentais de saúde no Estado do Rio de Janeiro. Baseado nas recomendações do GT, a universidade foi a primeira a declarar fechamento e interrupções das atividades no país. Foram elaboradas recomendações e notas técnicas para o corpo social (como uso de equipamentos de proteção individual, afastamento de profissionais de saúde e de outras áreas e fechamento de ambientes de ensino) e plano de contingência. Foi criado Centro de Testagem que serviu à universidade e posteriormente aberto para profissionais de saúde extra-universidade e sociedade civil, que ao final se constituiu em unidade própria para enfrentamento de doenças infecciosas emergentes e reemergentes. Criado portal para combater a infodemia e orientar a comunidade, utilizando modelos preditivos sofisticados e dashboard atualizado (COVIDÍMETRO). O GT atuou em várias frentes como: produção de álcool na Faculdade de Química para abastecer as Unidades, organização de voluntariado (cerca de 2000 pessoas), desenvolvimento de vacina de covid-19 e de teste sorológico com purificação da Proteína S, desenvolvimento e produção de faceshield em colaboração com a PUC/Rio e a FIERJ e desenvolvimento de ventilador mecânico e oxímetro com tecnologia nacional.

Conclusão

O GT Covid-19 foi fundamental para a Universidade enfrentar os desafios da pandemia. Além disto, prestou apoio ao enfrentamento da pandemia em atividades de extensão, ajudando a combater a infodemia e atuando no apoio científico às instituições estaduais na gestão da pandemia, evoluindo com a criação de um centro de testagem e desenvolvimento de pesquisas para o enfrentamento de novas doenças.

Palavras-chave:
Covid-19 Pandemia Universidade Extensão Pesquisa
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools