Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 108
Full text access
HIDATIDOSE HEPÁTICA EM PACIENTE COM HEPATITE B: RELATO DE CASO
Visits
1310
Luis Enrique Bermejo Galana, Nayara Melo dos Santosb, Domingos Sávio Matos Dantasb, Roberto Carlos Cruz Carbonella, Aléxia Mahara Marques Araújoa, Ana Cecília Marques de Lunaa, Alysson Bruno Matias Linsa, Kayla Nunes Paivaa, Adriana de Lima Moreiraa
a Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
b Hospital Geral de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

A hepatite B é uma doença viral causada por um hepatovírus, o vírus da hepatite B (VHB). Sua manifestação pode ser aguda com infecções assintomáticas até formas graves fulminantes, com diversas formas de transmissão e forte tendência à cronificação, com complicações como cirrose hepática e hepatocarcinoma. A hidatidose é uma parasitose que ocorre em duas formas principais: a cística (equinococose) causada pelo Equinococcus granulosus e a policística, causada pelos E. vogeli e oligarthrus. Os cães e outros carnívoros abrigam vermes adultos no intestino e evacuam os ovos nas fezes; se os ovos são ingeridos por humanos, eles se desenvolvem em larvas e posteriormente em cistos, acometendo principalmente fígado e pulmões. Os sintomas dependem da localização e tamanho dos cistos, sendo maioria das vezes assintomática.

Descrição do caso

Paciente masculino, 55 anos, natural do MA e residente no interior de RR, agricultor/garimpeiro, com histórico de etilismo, tabagismo, vários tratamentos prévios para malária e infecção crônica pelo VHB. Tinha biópsia hepática que evidenciava fibrose incipiente em 2010 e vinha em uso de tenofovir, mantendo carga viral do VHB< 10 UI/ml. Evoluiu com dor em quadrante superior direito do abdômen e astenia. Exame de imagem abdominal (TC e RNM) demostraram esteatose hepática leve e imagem cística de espectros confluentes e aspecto exofítico no segmento hepático III, com espessamento do septo, com algumas porções grosseiramente calcificadas, medindo cerca de 4.9 cm × 3.9 cm nos maiores eixos. A pesquisa de anticorpos totais para equinococos foi positiva. Realizou vários tratamentos com Albendazol e posteriormente com Nitaxozanida, evoluindo com melhora dos sintomas, no entanto, mantendo alterações radiológicas no lobo hepático esquerdo e atualmente com sinais de hipertensão porta.

Comentários

Existem poucos estudos ou relatos na literatura que fazem referência a esta coinfecção. Vale ressaltar, no entanto, que na Turquia, país em que as duas infecções são problemas de saúde pública, foi encontrada uma soroprevalência maior da hepatite B (HBsAg) em pacientes com hidatidose. Este relato torna-se relevante ao documentar a rara associação entre a hepatite B e a hidatidose, ambas com acometimento hepático, a fim de alertar o profissional de saúde da possibilidade de ocorrência desta coinfecção em pacientes que apresentarem lesões císticas no fígado, e desta forma diagnosticar e tratar oportunamente.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools