Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE – IRASEP-083
Open Access
IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES
Visits
879
Adrielle Gislaine S. Nhoncanse, Bruna Fagundes, Aline Galdino, Jairo de Melo Peigo, Fernanda Ferraresi Pinto, Richard Rodrigues Nunes, Walter Schilis, Ivani Bizon, Renato de Lima Vieira, Maria Cláudia Stockler Almeida
AME - Dr. Geraldo Paulo Bourroul, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Abstract
Full Text
Download PDF
Statistics
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A melhoria na adesão à higienização das mãos (HM) é algo muito enfatizado por todos os serviços de saúde. Estratégias para estimular essa prática envolvem mudanças de comportamento por parte dos profissionais. A OMS lançou a estratégia multimodal para melhoria da HM nos serviços de saúde a qual consiste em abordagens mais assertivas para estimular as práticas de HM. Essa abordagem é constituída por cinco ferramentas-chave: mudança do sistema, treinamento e educação, avaliação e retorno da prática de HM, lembretes nos locais de trabalho e clima de segurança institucional.1-3

Objetivo

Descrever a implementação do programa de HM em um ambulatório médico de especialidades (AME) utilizando as ferramentas-chave da estratégia multimodal.

Método

Estudo retrospectivo descritivo que usou as recomendações do guia de estratégia multimodal da OMS no período entre janeiro de 2019 a dezembro de 2020 por meio de etapas: 1) Preparo da Instituição 2) Avaliação diagnóstica; 3) Implementação das melhorias; 4) Avaliação dos resultados obtidos.

Resultados

Na primeira etapa foi feito levantamento dos recursos materiais e humanos necessários para garantir a execução da ação. Na segunda etapa foi feito um diagnóstico situacional do processo de HM pelo serviço de controle de infecção ambulatorial. Na terceira etapa ocorreu a elaboração do plano de ação de acordo com cada uma das cinco ferramentas-chave. Na última etapa foi observado melhora na adesão à HM, pois no final de 2019 a média dos setores era de 54%, sendo a taxa mais baixa no setor de Endoscopia (45%), mas no final de 2020 a média de adesão saltou para 76%, sendo que até o setor de Endoscopia apresentou melhora (66%).

Conclusão

O processo de HM evoluiu na instituição com a implementação dos componentes da estratégia multimodal, evidenciando que as abordagens multimodais são as que garantem melhores resultados na sustentação do processo e também se aplicam no cenário ambulatorial.

Full Text

Referências:

  • 1.

    OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde; ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia para a Implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos. Organização Mundial da Saúde; 2009.

  • 2.

    ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Higienização das Mãos; Brasília. 2009.

  • 3.

    WHO. World Health Organization. WHO Guidelines on Hand Hygiene in Health Care: First Global Patient Safety Challenge. Clean care is safer care. Geneva: WHO Press, 2009.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools