Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐143
Full text access
INFECÇÃO DO VIAJANTE POR PLASMODIUM FALCIPARUM: UM RELATO DE CASO
Visits
2452
Pietra Andrade Osti, Mylena Martins Almeida, Fábio A. Campos Júnior, Letícia R. Silva Cavalcante
Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A malária é uma doença endêmica de áreas tropicais. No mundo, o continente africano é o mais acometido, apresentando alta prevalência de Plasmodium falciparum. Já no Brasil, a principal área acometida é a Amazônia legal, e a espécie, o Plasmodium vivax. Apesar da doença ter cura, a taxa de mortalidade ainda é elevada.

Objetivo: Relatar caso de malária por Plasmodium falciparum, importado do continente africano, com desfecho desfavorável, enfatizando a importância da prevenção, identificação e terapêutica precoce.

Metodologia: Paciente feminino, 48 anos, história de viagem a Moçambique, com retorno há mais de 2 semanas. Apresentava evolução clínica de 6 dias com piora de lombalgia crônica, astenia, febre com calafrios e colúria. Foi internada após o resultado positivo à pesquisa de malária por gota espessa, evidenciando Plasmodium falciparum. Permaneceu hospitalizada por 42 dias, evoluindo para óbito. Nesse período, obteve agravamento da situação com os diagnósticos de malária grave Falciparum; sepse devido malária grave; choque séptico com insuficiência renal aguda, síndrome da angústia respiratória aguda e obstrução arterial em membros inferiores (MMII), acarretando em amputação infrapatelar bilateralmente; traqueostomia; infecção do trato urinário; hemorragia digestiva; episódio de convulsão parcial; duas infecções de corrente sanguínea de diferentes etiologias; infecção traqueal; úlceras de pressão em diversas regiões; novo choque séptico decorrente de osteomielite em cotos dos MMII; se tornando refratário com insuficiência hepática. Utilizou 16 antimicrobianos, além de medicações sintomáticas, vasoativas, sedativas, anticonvulsivantes, anticoagulantes, insulina e hemodiálise.

Discussão/Conclusão: Apesar do acometimento por Plasmodium falciparum ser menos frequente, a gravidade do quadro é muito maior. Os sintomas tendem a aparecer após 12‐18 dias da infecção, pelo ciclo parasitológico e após isso, a terapêutica deve ser iniciada imediatamente. A destruição eritrocitária libera alta taxa de antígenos, culminando ao ataque malárico. Essa espécie tende a ter maior citoaderência endotelial, resultando em obstrução do fluxo microvascular, com comprometimento progressivo dos órgãos. Os sinais de gravidade incluem sonolência, hipotensão, dispneia, fenômenos hemorrágicos, icterícia, febre, oligúria, acidose metabólica e insuficiência renal. A recomendação de quimioprofilaxia aos viajantes de área endêmica e o estabelecimento do tratamento perante a suspeita diagnóstica são imprescindíveis.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools