Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INFECÇÃO POR BARTONELA SPP. EM PACIENTES COM REAÇÕES HANSÊNICAS TIPO 1 POR MAIS DE SEIS MESES
Visits
250
Luciene Silva dos Santosa,
Corresponding author
lucienesilvaflora@gmail.com

Corresponding author.
, Lais Bomediano Souzaa, Andrea Fernandes Eloy da Costa Françaa, Isabela Maria Bernardes Goulartb, Marina Rovani Drummonda, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velhoa
a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
b Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

As reações hansênicas são fenômenos agudos e comumente autolimitados, apresentando uma exacerbação inflamatória do hospedeiro aos antígenos dos agentes hansênicos, Mycobacterium leprae e Mycobacterium lepromatosis. Essas reações podem ser classificadas como tipo 1 (RT1) – geralmente chamadas de reações reversas – e tipo 2 (RT2), muitas vezes expressas clinicamente como eritema nodoso hansênico (ENH). Clinicamente, os RT1 surgem com novas lesões cutâneas e/ou agravamento das pré-existentes, agravamento do quadro neurológico sensitivo e motor, intensificação da dor em nervos periféricos e/ou edema de pés e mãos. A RT1, assim como a RT2, pode ser desencadeada por diversos fatores: vacinas, gravidez, puerpério, quimioterapia, infestações e infecções. Assim, infecções – mesmo que assintomáticas – devem ser investigadas como fatores de risco para o desenvolvimento, agravamento ou manutenção de RT1. Estudos recentes associaram a infecção por Bartonella henselae com RT2 crônico.

Objetivo

Avaliar a ocorrência de Bartonella spp. Detecção em pacientes com RT1 há mais de seis meses e comparar a prevalência com o estudo análogo em pacientes com RT2.

Métodos

Foram utilizados métodos microbiológicos e moleculares para detectar o DNA de Bartonella henselae em pacientes com RT1 há mais de seis meses, acompanhados no Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Resultados

O DNA de B. henselae foi detectado em seis dos 14 pacientes (42,9%) do grupo de estudo. Todos os pacientes com detecção de DNA nas reações apresentaram pelo menos uma reação espécie-específica para B. henselae. Foi possível obter isolados de dois pacientes.

Conclusão

As reações hansênicas são muitas vezes difíceis de controlar. Encontrar o fator desencadeante ou mantenedor das reações é muito importante para minimizar a morbidade dos pacientes e prevenir sequelas, tão comuns e graves, em pacientes com neurite reacional tanto de RT1 quanto de RT2. Com base neste estudo piloto, é possível concluir que pacientes com RT1 há mais de seis meses têm detecção de DNA de B. henselae na mesma proporção que pacientes com RT2 crônico. Assim, todos os pacientes com reações hansênicas crônicas devem ser investigados quanto à infecção por essas bactérias.

Palavras-chave:
Bartonella Coinfecção Hanseníase
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools