Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 214
Full text access
INFECÇÃO POR CHRYSEOBACTERIUM INDOLÓGENES EM PACIENTES INTERNADOS POR COVID 19- RELATOS DE 2 CASOS
Visits
1503
Marli Sasaki, Rafael Corrêa Barros, Daniel Litardi Castorino Pereira, Durval Alex Gomes Costa, Marcelo Mileto Mostardeiro, Pedro Saliba e Borges, Samylla Costa de Moura, Camila Cesarini Badenas, Carla Beatriz Veronezii Macedo, Aline Galindo Dantas, Luisa Akie Yamauchi Reyes, Augusto Yamaguti, Cátia Cristina Carpinelli
Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info

Chryseobacterium indológenes é uma bactéria Gram negativa intrinsicamente multi droga resistente que pode causar infecções como bacteremia, pneumonia, meningite e de dispositivos intravasculares. Como há poucos casos descritos na literatura, relatamos 2 casos de pacientes internados com COVID19 que apresentaram infecções por esta bactéria.

Caso 1

I.C.C., masculino, 41 anos, hipertenso, com tosse e febre desde 14/03/21. Evoluiu com dispnéia/ insuficiência respiratória e entubação em 23/03/21. PCR SARS COV2 positivo de 29/03/21. Teve sepse/ pneumonia associada à ventilação mecânica tratada com Meropenem, polimixina B a partir de 01/04/21. Hemocultura positiva para Chryseobacterium indológenes sensível a levofloxacina com o qual foi tratado, evoluindo bem e com alta hospitalar em 13/04/21.

Caso 2

L.A.O.L, feminino, 52 anos, antecedente de hipotiroidismo, com início de sintomas respiratórios em 15/02/21 com RT PCR SARS COV2 positivo. Evoluiu com insuficiência respiratória sendo internada em 01/03/21 na UTI com diversas infecções tratadas (ITU, PAV, sepse/infecção de corrente sanguinea por Enterococcus faecalis e Chryseobacterium indológenes tratados com piperacilina tazobactan conforme cultura. C. Indológenes não é normalmente encontrado na flora humana mas é amplamente distribuída no solo, plantas, água e alimentos. No hospital pode ser encontrado nos sistemas de água e nas superfícies úmidas ( potenciais reservatórios de infecção). Dessa forma o paciente pode ser colonizado através de dispositivos médicos contaminados como respiradores, tubos endotraqueais, umidificadores. Embora a patogenicidade do C. Indológenes não esteja claramente definida, a produção de biofilme tem sido considerado responsável pela sua virulência. Resiste ao tratamento com cloro e pode sobreviver nos suprimentos de água. Chryseobacterium spp geralmente causam infecções em pacientes com doenças subjacentes/cateter intravascular, uso de antibioticoterapia de amplo espectro, imunossuprimidos. Alguns autores acreditam que após a introdução de colistina e tigeciclina houve aumento da prevalência de infecções por C. Indológenes, que é intrinsicamente resistente a carbapenêmicos devido a produção de betalactamases da classe A/B e que hidrolizam carbapenêmicos; aminoglicosídeos, cefalosporinas. De acordo com o SENTRY, mais de 90% sensibilidade foi encontrada para fluorquinolonas, sulfametoxazol trimetoprim e piperacilina tazobactan.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools