Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
ÁREA: INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - ISTEP‐457
Full text access
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E O INÍCIO PRECOCE DA ATIVIDADE SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: FRUTO DA DESINFORMAÇÃO
Visits
2142
Letícia Selegato Tasso, Rebeca Rolim Ribeiro Martins, Gislaine Cristhina Bellusse, Nádia Bruna da Silva Negrinho, Reynaldo José S.P. de Souza
Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), são doenças causadas por microrganismos, como vírus, fungos, bactérias e protozoários, transmitidos por via sexual em sua totalidade e a incidência dessas infecções possui grande importância no âmbito da saúde. Para uma que haja uma efetiva redução na taxa de infectados por IST é necessário prover um maior fornecimento de informação para aqueles que estão iniciando a vida sexual: os adolescentes, os quais estão cada vez mais precoces no início da atividade sexual.

Objetivo: Ressaltar a educação em saúde como estratégia de prevenção das IST.

Metodologia: Tratou‐se de uma revisão narrativa da literatura.

Resultados: É notório que a comunicação clara e figurada faz com que os adolescentes acatem todas as orientações que são passadas a eles, afinal quando a informação é passada de maneira didática, esses indivíduos conseguem repassar aquilo que lhes foi ensinado e aplicar da maneira correta com os meios que possuem. É importante ressaltar que a propagação de IST é mais incidente em populações com baixo poder aquisitivo e baixa escolaridade, por isso a informação acaba sendo escassa na maioria dos casos.

Discussão/Conclusão: A adolescência é um período marcado por várias transições e mudanças tanto comportamentais quanto físicas, descobertas e novas experiências ocorrem cada vez mais e o indivíduo acaba por ficar perdido em algumas situações, por não saber como lidar perante a elas. Conflitos internos se tornam cada vez mais presentes, juntamente com a descoberta do prazer, da sexualidade e de relações mais afetivas com parceiros. Portanto, é nesta fase que as informações sobre todos os fatores já citados devem ser repassadas a esses adolescentes, tendo em vista que o início das atividades sexuais e a desinformação são portas de entrada para a propagação de ISTs. O fornecimento de meios para a comunicação entre os profissionais ou estudantes da área da saúde com esse grupo através de palestras, encontros ou atividades teóricas favorecem uma maior troca de conteúdo e consequentemente abre espaço para uma maior promoção e prevenção da saúde dos adolescentes para as ISTs.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools