Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐084
Full text access
INQUÉRITO POPUPACIONAL: PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO POR SARS‐COV‐2 EM ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
Visits
2354
Carolina Toniolo Zenatti, Barbara Martins Lima, Crislaine A. Antonio Mestre, Fernanda de Freitas Anibal, Sigrid de Sousa dos Santos, Katia Regina Spiller, Natalia Sardella Luchesi, Jorge Oishi
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A pandemia por COVID‐19 é um dos maiores desafios do século. A identificação, caracterização e entendimento de pessoas com COVID‐19 em determinada região geográfica tem ajudado a entender melhor como o vírus se espalha e pode ajudar a controlar melhor sua disseminação. No intuito de conhecer a magnitude e a distribuição de indivíduos que tenham sido infectados por SARS‐CoV‐2 em Sao Carlos, propõe‐se inquérito soroepidemiológico na forma de um estudo transversal de base populacional.

Objetivo: Estimar o número de pessoas adultas com anticorpos anti‐SARS‐CoV‐2 detectáveis em sangue periférico em São Carlos, adesão as práticas de higiene e isolamento social.

Metodologia: O estudo realizou pesquisa de anticorpos IgG contra SARS‐CoV‐2 por sorologia (ELISA) em amostras probabilísticas da população adulta de São Carlos, independentemente da presença ou ausência de sintomatologia, de acordo com os setores censitários do município pelo IBGE. Forem realizados 4 inquéritos transversais repetidos, cada qual avaliando com 1.400 indivíduos, com intervalo de 15 dias entre eles. Além da coleta, o participante deveria responder a entrevista, contendo perguntas para a caracterização do perfil epidemiológico dos sujeitos entrevistados e de práticas de higiene e isolamento social.

Resultados: 3.885 pessoas participaram do estudo. Destes, 13 (1,2%) testaram positivos na 1 fase e 32 (2,7%) na 4 fase. Da população testada, 44,4% foram homens e a idade média foi de 50,4 anos. O estudo revelou que 37,6% dos participantes tiveram redução do rendimento financeiro desde o início da pandemia, 33,8% residem com 4 pessoas ou mais na mesma casa e 46,6% têm contato com criança em idade escolar. Sobre o isolamento social, 55,5% disseram que só saem de casa por extrema necessidade e 8,4% estão saindo como antes do início da pandemia. As principais razões para sair de casa foram trabalho e compras de suprimentos. As prinicipais dificuldades relatadas para o uso de máscaras foram irritação do nariz e esquecer de colocar, mas há tambem os que acham que não protege ou que não vão adoecer.

Discussão/Conclusão: No final de julho, o município de São Carlos tinha baixa prevalencia (2,7%) de casos de COVID‐19. Esse número exige manutenção da vigilancia, das medidas de higiene e distanciamento social.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools