Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐318
Full text access
INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS RELACIONADAS AO USO DE ANTIMICROBIANOS EM UTI
Visits
2096
Amanda Veiga B. das Do, Caio Paiva Faria Fin, Renata Baccaro Madeu, Janaina Cardoso Nunes, Evelyn Cristina T. Menezes Ross, Flávia Jacqueline Santos Silva
Hospital do Coração (HCor), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A resistência microbiana é uma das maiores preocupações mundiais em saúde e o uso inadequado de antimicrobianos pode agravar a situação. Os farmacêuticos clínicos podem atuar na promoção do uso racional dos medicamentos e auxiliar no combate a resistência bacteriana.

Objetivo: Descrever intervenções farmacêuticas relacionadas à terapia antimicrobiana em uma unidade de terapia intensiva adulta

Metodologia: Estudo observacional, descritivo e transversal em um hospital privado do município de São Paulo. Foram quantificadas e analisadas as intervenções farmacêuticas realizadas durante a avaliação clínica dos pacientes e da prescrição médica no período de janeiro a junho de 2020. As intervenções foram classificadas de acordo com as categorias das intervenções farmacêuticas padronizadas na instituição.

Resultados: Durante o período analisado, foram registradas 1233 intervenções farmacêuticas das quais 496 (40,2%) foram relacionadas ao uso de antimicrobianos. Dentre as intervenções com antimicrobianos, destacaram‐se ajuste de diluição para evitar sobrecarga hídrica com 188 intervenções (37,9%), seguido de ajuste de posologia por alteração de função renal, com 132 intervenções (32,7%). O monitoramento terapêutico de vancomicina resultou em 71 (14,3%) das intervenções no período. Intervenções relacionadas à duração total do tratamento, tanto para continuidade quanto para interrupção, foram 30 (6,0%). Sugestão de escalonamento ou descalonamento a partir do antibiograma foram realizadas 16 (3,2%) intervenções farmacêuticas. O aprazamento de antimicrobianos foi realizado junto a equipe de enfermagem e somou 17 (3,4%) recomendações. Também foram realizadas 10 (2,0%) intervenções em relação a adequação da forma farmacêutica e 2 (0,4%) intervenções para a terapia sequencial para via oral. Do total de intervenções realizadas, 97,8% foram aceitas pela equipe médica e de enfermagem.

Discussão/Conclusão: Os dados encontrados na instituição corroboram com o defendido por Waters (2018), Garau e Basseti (2018) e Parente e Morton (2018). O farmacêutico clínico desempenha função essencial na gestão de antimicrobianos ao atuar em conjunto com a equipe multidisciplinar. As intervenções em tempo real garantem otimização da prática clínica, segurança ao paciente e redução de custos para a instituição.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools