Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS MULTIDROGA RESISTENTES ASSOCIADAS À PNEUMONIA EM BIOFILME ORAL DE INDIVÍDUOS NO MOMENTO DA INTERNAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Visits
257
Maite Rocha Condea,
Corresponding author
teterochaconde@hotmail.com

Corresponding author.
, Vitor Lisboa da Silvaa, Rafaella Frutuoso Barbosaa, Claudio Loredo de Sáa, Flávia Maia Silveiraa, Andréia Vieira Assafa, Raiane Cardoso Chamonb, Helvécio Cardoso Corrêa Póvoaa
a Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Universidade Federal Fluminense, Nova Friburgo, RJ, Brasil
b Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A cavidade bucal possui um microbiota que, quando em simbiose com o hospedeiro, atua como uma proteção natural contra a colonização de microrganismos patogênicos. Entretanto, esta pode ser alterada por fatores externos, como higiene bucal, fluxo salivar e antibioticoterapia. No momento da admissão na UTI, alguns indivíduos podem já estar colonizados por microrganismos que não são comuns à cavidade oral, como Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter Baumannii, por vezes, Multidroga-Resistente (MDR), o que pode aumentar a morbidade e mortalidade de indivíduos sob terapia intensiva. O objetivo do presente estudo foi pesquisar a presença bactérias multidrogas-resistentes relacionadas com infecções respiratórias, como S. aureus, P. aeruginosa, K. pneumoniae e A. Baumannii, no biofilme oral em indivíduos, no momento da admissão na UTI e determinar o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos.

Métodos

Amostras de biofilme oral de 88 participantes foram coletadas com auxílio de swab no dia de sua internação na UTI de um hospital de Nova Friburgo-RJ. Bactérias foram isoladas e identificadas por espectrometria de massas por MALDI-TOF, seguido do teste de sensibilidade aos antimicrobianos.

Resultados

Foram coletadas amostras de 48 (57,8%) pacientes do sexo masculino e 35 do sexo feminino (42,2%) com Média (M) de idade = 64.486 (+15,60); índice de cárie CPOD, M = 25,725 (DP=9,24); número de dentes M = 10,925 (DP=12,37). Foram isoladas 15 (44,11%), cepas Multidrogas Resistentes (MDR) de um total de 34 cepas, distribuídas da seguinte forma: K. pneumoniae (2 cepas MDR); A. baumannii (6 cepas MDR); S. aureus (7 cepas MDR).

Conclusões

Foi observada a presença bactérias MDR no biofilme oral de pacientes anteriormente à internação no UTI. Não foram identificadas correlações entre o perfil de susceptibilidade e condições bucais (biofilme bucal e infecções prévias) e gerais (idade, sexo, presença de infecção, comorbidades, uso de antibiótico, motivo da internação).

Palavras-chave:
Bactéria multidrogas-resistente
Biofilme
Oral
UTI
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools