Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
LEISHMANIOSE VISCERAL: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE UMA DÉCADA EM RORAIMA, BRASIL
Visits
204
Roberto Carlos Cruz Carbonell
Corresponding author
rcccarbonell@yahoo.es

Corresponding author.
, Leonardo Gonçalves Artoni, Janio Junior Mendizabal Nattrodt, Alysson Bruno Matias Lins, Luis Enrique Bermejo Galan, Domingos Sávio Matos Dantas
Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, RR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A Leishmaniose Visceral (LV), conhecida popularmente como Calazar, é uma doença endêmica, principalmente nos países mais tropicais. Devido sua alta incidência, prevalência e letalidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a declarou como uma das doenças negligenciadas, sendo obrigatória a sua notificação. Dessa maneira, o artigo abordará sistemático e ecologicamente o perfil epidemiológico dessa doença no período de 2011 a 2020.

Objetivo

Analisar o comportamento da LV no Brasil, tendo foco principal no estado de Roraima, nos períodos de 2011 a 2020. Métodos: é um estudo epidemiológico, ecológico, retrospectivo, quantitativo e descritivo, pautado em dados secundários disponibilizados pelo Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS) e pela Secretaria de Saude do Estado de Roraima, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE/SESAU – RR).

Resultados e discussão

observou-se a redução de casos em todas as regiões, exceto a região Sul, porém a taxa de letalidade vem aumentando. Ademais, mantêm-se a predominância de pacientes do sexo masculino com idade entre 0 a 4 anos, como os principais infectados pela LV no Brasil e em Roraima. Estado este que concentra baixas taxas de incidência e mortalidade.

Conclusão

ressalta-se a importância da correta notificação dos dados, para melhor veracidade dos fatos e desenvolvimento de ações direcionadas a resolubilidade dos focos endêmicos desta infecção que, quando não tratada, é capaz de levar inúmeras pessoas ao óbito. Além disso, garantir o acesso ao tratamento da LV em todas as regiões de Roraima é imprescindível.

Palavras-chave:
leishmaniose visceral humana calazar antropozoonoses
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools