Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐438
Full text access
MORTALIDADE DE PACIENTES ACOMETIDOS POR DOENÇA REUMÁTICA CRÔNICA DO CORAÇÃO
Visits
1982
Natália Ribas Capuano, Caroline Oliveira da Silva, Joao Gabriel Goulard Zanon
Universidade Brasil, Fernandópolis, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: As doenças reumáticas crônicas do coração são afecções relacionadas valva cardíacas, resultando em estenose ou insuficiência, além de outras doenças como miocardites e pericardites. As doenças ligadas ao aparelho circulatório, de um modo geral, são as principais causas de mortalidade no Brasil e com diferentes porcentagens de mortalidade entre homens e mulheres nas regiões do país. Os altos índices refletem a necessidade de maiores mediações nesta área médica.

Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar os índices de mortalidade hospitalar por sexo segundo as 5 regiões brasileiras, devido doenças reumáticas crônicas do coração, entre abril de 2017 e abril de 2019.

Metodologia: Foi realizado um levantamento sobre a mortalidade em relação ao sexo por doenças reumáticas crônicas do coração no Datasus referente às regiões norte, nordeste, sudeste, sul e centro‐oeste durante o período de abril de 2017 a abril de 2019. Dentre a “morbidade hospitalar do SUS no Brasil” selecionou‐se “taxa mortalidade por sexo segundo região”. Em relação a Lista Morbidade CID ‐10 foram selecionadas “IX. Doença reumática crônica do coração”.

Resultados: Muito comumente, o paciente com cardiopatia reumática crônica apresenta manifestações clínicas anos ou décadas após o primeiro episódio de febre reumática. E os sintomas dependem do padrão de lesão valvar e da valva acometida, que se não tratados adequadamente, podem ser fatais. A partir disso, pode‐se notar, que dentre os anos em que foi feito o levantamento de dados, houve uma taxa de mortalidade constante, que se manteve entre 7 e 10, com igual distribuição em ambos os sexos e entre as cinco regiões do país. O maior número foi constatado na região Centro‐Oeste, em pacientes do sexo feminino.

Discussão/Conclusão: Por fim, pôde‐se notar, por meio de estatísticas, que s o alto número de hospitalizações devido a doenças do aparelho circulatório está fortemente relacionado às doenças reumáticas crônicas do coração. Assim, nota‐se que o tratamento deste grupo de doenças deve ser realizado o mais rápido possível, a fim de diminuir sua morbimortalidade e melhorar o bem estar geral. Como pode‐se notar anteriormente, ambos os sexos são acometidos na mesma proporção, porém a região centro‐oeste apresentou números mais significativos, o que indica a necessidade de certa atenção para esta área. Políticas públicas de conscientização dos fatores de risco e maiores investimentos para o tratamento da febre reumática são duas alternativas a serem consideradas.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools