Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
NOCARDIOSE E IMUNOSSUPRESSÃO: UM ESTUDO RETROSPECTIVO
Visits
191
Pedro Moreno Fonseca
Corresponding author
pedromfonseca18@hotmail.com

Corresponding author.
, Frederico da Cunha Abbott, Jaysa Pizzi, Andressa Noal, Ivandro Luís Zolett Júnior, Francisco Port Rodrigues, Andreia de Quadros Maccarini, Julia Somenzi de Villa, Greici Taiane Gunzel
Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Objetivos

As infecções por Nocardia sp. são raras e devido o pequeno número de casos na literatura, ainda se configura um desafio diagnóstico e terapêutico. A nocardiose está normalmente atrelada a contextos de imunossupressão como: AIDS, neoplasias, uso prolongado de corticosteróides, entre outros. Torna-se importante analisar os casos documentados no nosso centro como forma de contribuir no conhecimento acerca da doença e ajudar na produção de literatura científica alertando para a presença dessa doença em pacientes imunossupressos.

Métodos

A partir de uma revisão de prontuários eletrônicos foi possível analisar um total de 13 casos comprovados de nocardiose no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre - RS no período de janeiro de 2010 até fevereiro de 2023.

Resultados

Foram identificados 13 pacientes com cultura confirmando infecção por Nocardia sp. ou espécie em 13 anos de revisão. As principais condições de imunossupressão associadas são respectivamente idade superior a 60 anos (30%), diabetes mellitus (25%) e HIV/AIDS (20%). Os principais sítios de acometimento neste estudo foram: pulmonar (33,33%) e sistema nervoso central (27,78%). A taxa de letalidade encontrada foi de 38,46%, com 5 pacientes evoluindo para óbito sem completar tratamento.

Conclusão

Essa série de casos descreve como a infecção por Nocardia pode se manifestar em diferentes cenários clínicos e em indivíduos com vários fatores predisponentes, destacando a necessidade de avaliação cuidadosa em pacientes imunossupressos que apresentam sintomas respiratórios, neurológicos e sistêmicos, devendo-se procurar por sinais radiológicos e microbiológicos de nocardiose.

Palavras-chave:
Nocardia Imunossupressão Série de casos
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools