Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 022
Full text access
ÓLEO ESSENCIAL DE ALPINIA ZERUMBET (PERS.) BURTT & SMITH FRENTE ISOLADOS CLÍNICOS DE CANDIDA: UMA ALTERNATIVA ANTIFÚNGICA?
Visits
2055
Thays Gabrielle de Jesus Silvaa, Karina Perrelli Randaua, Rafaela Damasceno Sáa, Franz de Assis Graciano dos Santosb, Melyna Chaves Leite-Andradeb, Débora Lopes de Santanaa, Ianca Karine Prudêncio de Albuquerquea, Danielle Patrícia Cerqueira Macêdoa
a Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
b Departamento de Micologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/Objetivo

Candidíase é uma infecção fúngica causada por leveduras do gênero Candida, que compõe a microbiota humana. O surgimento de cepas cada vez mais resistentes têm dificultado o tratamento e o manejo destas infecções, impulsionando a busca de novas substâncias antimicrobianas, incluindo óleos essenciais ou extratos de plantas medicinais. A espécie vegetal Alpinia zerumbet apresenta propriedades farmacológicas atribuídas que incluem atividade anti-ulcerogênica, antiespasmolítica, antioxidante, anti-hipertensiva, vasodilatadora, efeitos diuréticos, analgésicos, e atividade antimicrobiana frente cepas de fungos como Candida albicans, Cryptococcus e Aspergillus. Neste sentido, esta pesquisa acerca da espécie A. zerumbet, inclusa na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS, teve como objetivo avaliar a presença da atividade antifúngica do óleo essencial frente isolados clínicos de Candida, como nova alternativa terapêutica, tendo em vista os crescentes casos de resistência aos atuais antifúngicos.

Métodos

O óleo foi obtido por hidrodestilação em aparelho de Clevenger, obtendo rendimento de 0,23% e sua composição química foi analisada em cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Posteriormente, a atividade antifúngica foi avaliada em 17 isolados clínicos de Candida estocados na Coleção de Culturas (Micoteca URM), a partir de testes de difusão em disco e microdiluição em caldo segundo CLSI (2008).

Resultados

Foram identificados 16 compostos sendo o 4-Terpineol (27.33%) majoritário, seguido por 1,8-Cineol (18.26%) e γ-Terpineno (14.68%), todos com atividade antimicrobiana relatada na literatura. Através do teste de difusão em disco, 17 isolados clínicos foram testados e cinco deles não apresentam halo de inibição. Contudo, uma maior sensibilidade foi constatada através da microdiluição em caldo, com detecção da concentração inibitória mínima (CIM) variando de 1,563 a 50 µL/mL, conforme a espécie estudada, demonstrando ação promissora in vitro frente C. albicans, C. famata, C. glabrata, e CIM mais elevada para C. krusei, C. guilliermondii e C. parapsilosis.

Conclusão

Desta forma, o óleo essencial de A. zerumbet foi eficaz frente isolados clínicos de Candida, incluindo uma espécie C. krusei com resistência intrínseca ao fluconazol. Diante dos resultados, este óleo essencial apresenta potencial antifúngico in mostrando-se promissor para uso no desenvolvimento de novos agentes anti-Candida.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools