Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PANARÍCIO HERPÉTICO EM PACIENTE COM AIDS: RELATO DE CASO DE UMA APRESENTAÇÃO RAPIDAMENTE ULCERATIVA E VEGETANTE
Visits
254
Fernando Silva da Silveira
Corresponding author
fersilveira26@gmail.com

Corresponding author.
, Juliana Carvalho Farias, José Moacir Machado Neto, Eveline Fernandes Nascimento Vale, Marcos Felipe de Carvalho Leite
Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O panarício herpético (PH) é uma infecção cutânea de acometimento periungueal causada pelo vírus herpes simples (HSV) tipo 1 e 2. As apresentações clínicas das infecções por HSV se correlacionam com o status imunológico do paciente. Assim, em imunossuprimidos, como naqueles com AIDS, a clínica pode assumir aspecto atípico e crônico em vez da forma clássica marcada por vesículas.

Relato de caso

Paciente do sexo feminino, 40 anos, com o diagnóstico de infecção pelo HIV há 16 anos, sem adesão à terapia antirretroviral, foi internada na enfermaria de Infectologia do Hospital de Base para manejo de síndrome demencial e lesões cutâneas difusas. Na ocasião, apresentava carga viral de HIV de 9.717 cópias/ml e contagem de linfócitos T-CD4 de 26 células/mm³. Ao exame físico, apresentava lesão ulcerada em 2° quirodáctilo esquerdo, não dolorosa. A lesão foi submetida à biópsia e encaminhada para análise histopatológica e para cultura de bactérias, fungos e micobactérias tuberculosas e não-tuberculosas. A paciente evoluiu com lesão vegetante no local, tendo sido realizado tratamento empírico para infecção de etiologia bacteriana e fúngica, sem resposta terapêutica. Ao longo da internação, a paciente evoluiu com coleção organizada e com progressão da úlcera de forma rapidamente erosiva e deformante, inicialmente no 2° quirodáctilo esquerdo e, em seguida, apresentou acometimento idêntico do 3° quirodáctilo ipsilateral. As culturas de fragmento de pele foram todas negativas. Após várias tentativas terapêuticas sem sucesso, obteve-se o resultado do histopatológico, que apontou para infecção por Herpes simplex, com a seguinte descrição: dermatite ulcerada com atipias citológicas compatíveis com HSV. Somado às lesões digitais, a paciente também apresentava extensa úlcera em região interglútea, cuja análise histopatológica identificou o mesmo aspecto morfológico da lesão dos dígitos. Diante dos resultados, a paciente realizou tratamento com aciclovir por 14 dias e obteve resolução completa das lesões e regeneração do tecido adjacente em cerca de 3 meses após o término do antiviral.

Comentários

Esse caso é permeado de várias características não usuais do PH. A apresentação em mais de um quirodáctilo, indolor, vegetante e rapidamente ulcerativa das lesões, levando à importante perda tecidual, denota o caráter atípico do PH em pacientes imunossuprimidos. Dessa forma, urge sempre considerar apresentações inabituais das infecções de pele nos pacientes com AIDS.

Palavras-chave:
Panarício herpético Infecção por herpes simples Imunossupressão AIDS Infecção de pele
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools