Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐440
Full text access
PNEUMONIA REDONDA EM CRIANÇA DE 07 ANOS DE IDADE: RELATO DE CASO
Visits
4400
Marcelo Wilot Hettwer, Vhirginea Staut Federle, Fernanda Garcia Passos, Guilherme Augusto Hettwer, Jamille Rizzardi Lava, Leonardo Batista Franco, Jane Margarete da Costa, Carolina Aiko Moriguchi
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: As crianças estão mais predispostas a apresentar a pneumonia do tipo redonda por causa de seus poros subdesenvolvidos de Kohn e os canais de Lambert que podem causar a propagação centrífuga de líquidos ou bactérias. Nessas, onde estes não se desenvolveram, a disseminação limitada da infecção resulta em pneumonia redonda. Recomenda‐se a TC do tórax quando as características clínicas não forem consistentes com pneumonia, a opacidade redonda não se resolve após tratamento antibiótico apropriado ou se houver sinais radiográficos de origem não pulmonar na radiografia torácica. O Streptococcus pneumoniae, permanece como a bactéria de maior prevalência dentre os agentes etiológicos acima de 05 anos de idade. Esse tipo de pneumonia, pode se caracterizar por ter uma manifestação atípica em adultos e é vista principalmente em crianças e adolescentes, indicando um curso inicial da doença.

Objetivo: Descrever um caso de pneumonia adquirida na comunidade em faixa etária pediátrica de etiologia rara.

Metodologia: Utilização de prontuário do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, localizado no município de Santa Maria, RS, para coleta de dados sobre o relato de caso. Realizou‐se também um levantamento bibliográfico sobre a patologia do caso.

Resultados: Criança do gênero feminino, com 07 anos de idade, foi levada para atendimento médico com queixa de tosse produtiva há 5 dias. Ao exame, apresentava‐se em bom estado geral, anictérica, acianótica e afebril, sem alterações cardiológicas e abdominais. A ausculta pulmonar evidenciava murmúrio vesicular diminuído difusamente com estertores finos em ápice pulmonar esquerdo. A TC torácica evidenciou no aspecto posterior do lobo superior esquerdo, uma opacidade infecciosa grosseiramente nodular circundada por vidro fosco, ocupando uma extensão de aproximadamente 1,3cm. Constatou‐se ausência de linfonodomegalias mediastinais ou hilares. A TC de abdome total não demonstrou alterações. O hemograma apresentava apenas proteína C reativa 5x mais aumentada. A urocultura e a hemocultura estavam inalteradas. Realizou‐se um tratamento empírico para pneumonia com Ceftriaxona de terceira geração IV azitromicina via oral. Recebeu alta hospitalar após onze dias de internação com recuperação completa

Discussão/Conclusão: A importância de identificar uma pneumonia redonda de forma precoce na prática clínica reside em seu diagnóstico, que pode ocasionalmente ser desafiador, isso porque muitas vezes a história de tosse e sintomas respiratórios estão ausentes na apresentação inicial.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools