Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM UNIVERSITÁRIOS DO ESTADO DA PARAÍBA
Visits
204
Maria Hellena Ferreira Brasila,
Corresponding author
hellenamhfb@gmail.com

Corresponding author.
, Maria Aparecida Cavalcanti Catãoa, Wynne Pereira Nogueiraa, Layane Trindade de Souzaa, Sérgio Eduardo Jerônimo Costaa, Jaylane da Silva Santosa, Hemílio Fernandes Campos Côelhoa, Oriana Deyze Correia Paiva Leadebala, Juliana Raquel Silva Souzaa, Maria Eliane Moreira Freirea, Renata Karina Reisb, Elucir Girb, Ana Cristina de Oliveira e Silvaa
a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil
b Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Os jovens são considerados uma parcela da população com alta exposição às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Somado à juventude, o ingresso às universidades proporciona oportunidades para experiências sexuais. A literatura evidencia a prática de comportamentos sexuais de risco por estudantes universitários, a exemplo de início precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros e baixa adesão ao preservativo. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi de estimar a prevalência de IST em estudantes universitários do estado da Paraíba.

Métodos

Estudo transversal, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em quatro campus de uma universidade pública do estado da Paraíba. Participaram da pesquisa estudantes universitários com idade igual ou superior a 18 anos, com ingresso em cursos de graduação na instituição antes do início da pandemia da COVID-19. Após realização de cálculo amostral, obteve-se uma amostra de 403 estudantes, chegando a 404 entrevistados. A coleta de dados ocorreu entre março de 2021 e abril de 2022. Para estimar a prevalência de IST, foram utilizados testes rápidos para Sífilis, Hepatites B e C e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), conforme recomendações do Ministério da Saúde. Os dados foram analisados através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Ressalta-se que foram seguidos os preceitos éticos sobre pesquisas com seres humanos. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com parecer de número 4.309.767/2020.

Resultados

Foram entrevistados 404 universitários, maioria do sexo feminino (57,9%), na faixa etária entre 18 e 24 anos (72,0%), de cor parda (43,1%), estado civil solteiro (87,1%), com religião (54,2%) e renda mensal familiar igual ou menor a dois salários-mínimos (59,7%). A prevalência para as IST investigadas foi de 5,0% (IC95%:3,0-7,0), com predomínio de sífilis (3,0%), seguido de HIV (2,0%).

Conclusão

O presente estudo atendeu ao objetivo de estimar a prevalência de IST em universitários do estado da Paraíba. É essencial a realização de atividades de educação em saúde sexual com este público, assim como a oferta de testes rápidos para detecção precoce de IST nas universidades.

Palavras-chave:
Infecções Sexualmente Transmissíveis Estudantes Comportamento Sexual
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools