Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 076
Full text access
SAÚDE RURAL: OLHAR DE MULHERES DE COMUNIDADES RURAIS SOBRE O SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICO DURANTE A PANDEMIA COVID19
Visits
1468
Danielle Saliba Terzian, Mariana Andrade Modesto, Fábio Miranda Junqueira, Maria Carolina Pereira da Rocha, Elias Felipe Rocha Volpato, Mateus Gelamo Sakurai
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/objetivo

Sabe-se que há um grande déficit no Sistema de Saúde quanto ao atendimento à população rural, especialmente da mulher. O acesso desta população aos serviços de saúde ainda é um importante desafio da Atenção Primária à Saúde (APS). A pandemia da Covid-19 revela como a saúde em locais rurais abriga populações em condições de vulnerabilidade e pobreza, nas quais muitas políticas públicas não chegam. O presente trabalho procura entender como foi para mulheres vivenciar a pandemia da Covid-19 no contexto rural e suas dificuldades, Teve como objetivo central a escuta sensível, valorizando-se a influência das relações de gênero, cor, classe e geração no processo de saúde e de adoecimento das mulheres e entender como foi vivenciar a pandemia da Covid-19 no contexto rural e suas dificuldades.

Método

trata-se de estudo, que foi submetido e aprovado pelo comitê de ética, qualitativo realizado com mulheres rurais residentes em uma comunidade quilombola e de comunidade rural de um pequeno município do interior do estado de São Paulo. A geração de dados ocorreu através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em fazer uma coletividade falar como se fosse um só indivíduo dado o caráter compreensivo e interpretativo do estudo. Entre agosto 2020 e junho 2021, 25 mulheres (23-71 anos) foram entrevistadas.

Resultados

A falta de acesso aos serviços no primeiro nível de atenção à saúde ficou evidenciado nas entrevistas conduzidas. Outras dificuldades pioraram a situação, como a falta de transporte público e a dificuldade financeira. A pandemia da Covid-19 impactou fortemente as populações rurais. A falta de acesso aos serviços no primeiro nível de atenção à saúde, principalmente nos primeiros meses da pandemia, ficou evidenciado nas entrevistas conduzidas. Outras dificuldades pioraram a situação, como a falta de transporte público e a dificuldade financeira. Verificou-se que a grande maioria das entrevistadas tinham entendimento quanto a gravidade da pandemia e dos meios de se proteger da Covid-19 apesar dos discursos contraditórios de parte dos gestores em saúde e de corrente de notícias falsas via redes sociais.

Conclusão

Está claro que é de extrema urgência a implementação da telemedicina nas populações rurais para facilitação do acesso à APS e com isso também as informações corretas em saúde e sua importância e relevância em crises sanitárias como a vivenciada na pandemia COVID19.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools