Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐414
Full text access
STAPHYLOCOCCUS AUREUS COMO AGENTE ETIOLÓGICO DE MENINGOMIELITE COMUNITÁRIA EM ADULTO IMUNOCOMPETENTE: UM RELATO DE CASO
Visits
3528
Renan Henrique Aparecido Camilo Merlini, Gabriela Castori de Souza, Thayná Calixto dos Santos, Walef Robert Ivo de Carvalho, Thales Nacio Alves Teixeira, Paula Simões, Alexandre Bueno Merlini
Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Meningite causada por Staphylococcus aureus representa cerca de 1 a 9% dos casos de meningite bacteriana, associada a taxa de mortalidade entre 14 a 77%. Normalmente relacionada a procedimentos neurocirúrgicos, trauma ou condições clínicas predisponentes, como neoplasias malignas, úlceras de decúbito, celulite, enxertos endovasculares infectados, etilismo crônico, diabetes mellitus, osteomielite e abscesso perianal. Raramente a meningite bacteriana pode complicar na forma de mielite aguda.

Objetivo: Relatar um caso de meningomelite comunitária, em adulto imunocompetente, causada pelo Staphylococcus aureus.

Metodologia: Paciente do sexo masculino, 39 anos, é admitido em com quadro de febre, confusão mental, paraparesia em membros inferiores, o que o impedia de deambular. Previamente hígido, usuário eventual de álcool. Ao exame físico apresentava‐se febril, confuso (Glasgow 13), e com rigidez de nuca. Coletado líquido cefalorraquidiano, de aspecto turvo, purulento, com 141.355 leucócitos/mm 3 (62% neutrófilos e 32% linfócitos), 32.640 hemácias/mm3, 5746mg de proteínas totais, 35mg/mL de glicose, 93 mmoL/L de cloretos, VDRL não reagente, e identificação de coco Gram positivo em bacterioscopia. Outros exames à admissão: Hb 16g/dL; 30090 leucócitos/mm 3 (1% bastonetes, 91% segmentados; INR 1,32; glicemia 380mg/dL; Ur 46,3mg/dL; Cr 0,4mg/dL; Na 132 mmoL/L; K 3,9 mmoL/L; BT 0,62; lactato venoso 2,0 mmol/L; urina 1 normal. Duas hemoculturas coletadas em sítios venosos diferentes e a cultura do LCR identificaram Staphylococcus aureus sensível a oxacilina. Sorologias para HIV, HBV e HCV não reagentes. Após tratamento com oxacilina, paciente evoluiu com melhora do nível neurológico (Glasgow 15), no entanto com paraplegia de membros inferiores, incontinências urinária e fecal, com ausência de sensibilidade cutânea abaixo da cicatriz umbilical. Ressonância nuclear magnética das colunas cervical, torácica e lombossacra sem evidências de achados que justificassem o quadro. Paciente foi então avaliado pela equipe de Neurologia Muscular que concluiu tratar‐se de uma mielite parainfecciosa. O paciente ficou hospitalizado por cerca de dois meses, devido a outras complicações infecciosas, recebendo alta com manutenção do déficit motor e sensitivo em MMII.

Discussão/Conclusão: O presente estudo relata um caso raríssimo de comprometimento infeccioso simultâneo das meninges e da medula espinhal, causado por um agente comunitário infrequente (S. aureus) em um adulto previamente imunocompetente.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools