Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐380
Full text access
TUBERCULOSE PERITONEAL COMO MANIFESTAÇÃO EXTRAPULMONAR EM JOVEM COM MARCADOR CA‐125 ELEVADO: RELATO DE CASO
Visits
2658
Samara França de Campos, Jacqueline Jessica de Marchi, Polyana Silva Lemes, Mariana Fonseca Vilela
Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: O antígeno do câncer 125 (Ca‐125) é uma proteína que serve como marcador biológico do câncer de ovário. No entanto, ele também pode elevar seus títulos em neoplasias originadas de outros órgãos, tais como: endométrio, trompas, pulmões, mama e trato gastrointestinal. Os níveis considerados normais são aqueles<35 U/mL. A relação de seus níveis e a suspeita de tuberculose peritoneal é oriunda da proximidade anatômica dos órgãos pélvicos e abdominais que, geralmente, estão associadas.

Objetivo: Relatar caso de tuberculose peritoneal com aumento expressivo de marcador Ca‐125.

Metodologia: Mulher, 28 anos, natural de Cuiabá‐MT, queixando‐se, em consulta do dia 20/08/19, de dor+aumento de volume abdominal associados e febre e dispneia. Iniciou uso de diurético poupador de potássio após consulta em outro serviço, sem melhora clínica. Ao exame físico: mucosas hipocoradas+4+, ausculta respiratória e cardiovascular sem alterações, abdome globoso, ruídos hidroaéreos presentes, sinal de Piparote positivo. TC de abdome total (12/08/19) evidencia derrame pleural posterobasal à esquerda; grande quantidade de líquido livre intra‐abdominal, desviando medialmente alças intestinais. TC de tórax (08/08/19): pequenos granulomas no pulmão direito; opacidade pulmonar à esquerda com aspecto sequelar. Exames laboratoriais evidenciam: anemia normo‐normo, plaquetose, VHS 75; hipovitaminose D; ferro sérico diminuído; TAP e TTPA aumentados; CA‐125 764,2 BAAR urina e fezes positivo. Paciente iniciou tratamento clínico para tuberculose e seguiu acompanhamento ambulatorial.

Discussão/Conclusão: A tuberculose peritoneal é uma forma incomum da apresentação extrapulmonar. Sua correlação com o marcador Ca‐125 já foi descrita em outros relatos e possui importante papel na realização de diagnóstico diferencial em pacientes com quadro clínico complexo, diagnóstico difícil e tratamento empírico ineficaz que, geralmente, residem em regiões com relevância epidemiológica para a tuberculose. A história clínica compatível e minuciosa aliada a fatores epidemiológicos positivos e exames complementares são essenciais para o diagnóstico. Diante disso, é essencial suspeitar de infecção pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis nas mais diversas apresentações clínicas, principalmente em regiões com alta taxa de incidência da doença. Assim, diminui‐se a morbimortalidade devido diagnóstico precoce e terapêutica adequada.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools