Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐116
Full text access
ZIKA VÍRUS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE CORONAVIRUS: ANÁLISE COMPARATIVA DOS OITO PRIMEIROS MESES DOS ANOS DE 2019 E 2020, NA BAHIA
Visits
2619
Gabrielle Mascarenha Canto, Samira Barros Nahas Ribeiro, Evelyn Almeida Possidonio Costa, Aldencar Coêlho Ribeiro Sobrinho, Katia de Miranda Avena
Centro Universitário UniFTC, Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A atual pandemia de coronavirus tornou‐se o principal foco da saúde pública mundial. Entretanto as infecções causadas pelas arboviroses permanecem assolando a população brasileira tendo em vista que as condições climáticas do país favorecem a proliferação dos insetos vetores. A incidência de infecção pelo Zika Vírus (ZIKV) tem se mostrado bastante elevada, assim como sua dispersão em todo território nacional. Na Bahia, o ZIKV teve sua identificação em maio/2015 e desde então novos casos vêm sendo registrados a cada ano a despeito dos programas de prevenção e controle instituídos.

Objetivo: Comparar os casos notificados de ZIKV no estado da Bahia, nos anos de 2019 e 2020, analisando o perfil epidemiológico encontrado.

Metodologia: Estudo ecológico, retrospectivo, quantitativo, realizado com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/DATASUS), comparando as notificações de infecção por ZIKV nos meses de janeiro a agosto dos anos de 2019 e 2020, no estado da Bahia. Além das notificações, foram considerados como variáveis de interesse o gênero e as faixas etárias. Dispensou‐se apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa por terem sido utilizados dados públicos e gratuitos, sem identificação dos participantes.

Resultados: Nos primeiros oito meses de 2019 foram registrados 2.552 casos de infecção por ZIKV, com predomínio em mulheres (n=1.654; 64,8%), da faixa etária de 20‐34 anos (n=693; 27,1%). Analisando o mesmo período do ano de 2020, observou‐se um crescimento de 87,6% de notificações, com 4.787 casos confirmados, mantendo‐se o predomínio entre mulheres (n=3.048; 63,6%), da faixa etária de 20‐34 anos (n=1.399; 29,2%).

Discussão/Conclusão: O cenário epidemiológico observado aponta para um expressivo crescimento dos casos de infecção pelo ZIKV em 2020, fato que pode estar associado aos esforços sanitários direcionados à pandemia de COVID‐19, consequentemente, deixando as medidas preventivas para as arboviroses em segundo plano. É indubitável que as precauções estejam direcionadas para a nova pandemia que tem se alastrado rapidamente tanto no estado da Bahia quanto no país e no mundo. Entretanto, ao analisar o contexto da infecção pelo ZIKV, pode‐se considerar a existência de duas pandemias simultâneas, no que diz respeito à rápida evolução e à necessidade de vigilância e cuidados de saúde. Esse pode ser considerado um grande desafio da atualidade: lidar com a pandemia de Covid‐19, sem negligenciar as infecções pelas arboviroses.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools