Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
IMPACTO DO PROJETO “SAÚDE EM NOSSAS MÃOS” NA OCORRÊNCIA DE PNEUMONIAS ASSOCIADAS À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UMA UMA UTI DO ESTADO DE SERGIPE
Visits
232
Edson Santana Gois Filhob,
Corresponding author
edson.gois@souunit.com.br

Corresponding author.
, Giovanna Catherine Freitas Almeidab, Renata Feitosa Galindob, Maria Eduarda de Alcântara Oliveirab, Carlos Daniel Rodriguesb, Horley Soares Britto Netob, Wagner Lacks Quintelab, Maria Eduarda Fonseca de Melob, Danilo Guimarães Siqueirab, Yasmyn Menezes de Jesus Santosb, Nathalia Vasconcelos Barroso Todt Aragãob, Débora Cristina Fontes Leitea, Matheus Todt Aragãob
a Hospital e Maternidade Santa Isabel; Brasil
b Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A Pneumonia Associada à Ventilação mecânica (PAV) é uma causa significativa de morbimortalidade em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) submetidos à Ventilação Mecânica (MV). A condição tem uma elevada densidade de incidência sendo no Brasil de 13 e de 23,55 no estado de Sergipe. Nesse âmbito, o Ministério da Saúde implementou em 2018 o projeto “Saúde em Nossas Mãos”, visando reduzir em 30% o número de infecções relacionadas à assistência à saúde (IrAS) em um período de 24 meses. O projeto é constituído por educação permanente através das sessões de aprendizagem virtual, sessões de imersão virtual e sessões de aprendizagem presencial, realizadas em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção (CCIH) e equipe assistencial da UTI. O estudo objetivou avaliar os efeitos da instituição do projeto “Saúde em Nossas Mãos” sobre a incidência de PAV na UTI adulto de um hospital de grande porte do estado de Sergipe.

Métodos

Foi realizado um estudo analítico e longitudinal acerca dos dados obtidos a partir da implementação do projeto “Saúde em Nossas Mãos” na UTI adulto de um hospital filantrópico de grande porte, no período de maio de 2022 a maio de 2023. Foi utilizado um instrumento de coleta estruturado aplicado semanalmente pelos pesquisadores, observando dados acerca da inserção e manutenção da ventilação mecânica invasiva, bem como a ocorrência de PAV.

Resultados

No período observado, foram acompanhados 1.186 pacientes em uso de VM, com uma média de 91,2 pacientes em VM/mês. O total de PAV notificadas no período de 13 meses foi de 13 casos, sendo a densidade de incidência de 10,96 PAV/1000 VM-dia. Nos 3 primeiros meses de implementação do projeto, foram observados os maiores números de infecção, com a incidência variando de 1,82% a 2,66%. Ao longo dos meses, foi observada uma redução gradual no número de PAV, com a densidade de incidência dos primeiros 6 meses de 7,42 PAV/1000 VM-dia e dos últimos 6 meses de 6,6 PAV/1000 VM-dia, uma redução de 36,97%.

Conclusão

A implementação sistematizada e metódica do projeto “Saúde em Nossas Mãos” esteve associada à redução na ocorrência de PAV na população observada.

Palavras-chave:
Pneumonia
Ventilação Mecânica
Unidade de Terapia Intensiva
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools