Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
IMPACTO NA DENSIDADE DE INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM RECÉM-NASCIDOS NA FAIXA DE PESO DE 750g APÓS IMPLANTAÇÃO DOS BUNDLES DE PREVENÇÃO EM UMA UTI NEONATAL
Visits
232
Virgínia Menezes Coutinho
Corresponding author
virginia.menezes@ebserh.gov.br

Corresponding author.
, Fernanda Lopes de Albuquerque Rodrigues, Guilherme Antonio Lima de Oliveira, Andrêza Cavalcanti Correia Gomes, Lucicláudia Menacho da Silva, Izolda Maria Fernandes de Moura, Danylo César Correia Palmeira, Kledoaldo Oliveira de Lima, Suennya Valeska Gomes Brito, Rafaela Queiroz Ferreira Barros, Claudia Fernanda Azevedo Braga Albuquerque, Rafaella Miguel Viana Gomes, Rafael da Fonseca Carvalho
Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

O peso ao nascer é um indicador de suma importância para a qualidade de vida de recém-nascidos. Dessa forma, os neonatos com faixa de peso <750g são classificados como extremo baixo peso pela Organização Mundial da Saúde e consequentemente mais vulneráveis a Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), como a Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), e aumento de morbimortalidade. uma vez que devido à sua prematuridade necessitam de ventilação mecânica e internamento em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Diante disso, é extremamente importante que a equipe multidisciplinar preste uma assistência baseada em evidências e de qualidade, com adesão aos pacotes de medidas para a redução de IRAS. Esse estudo tem como objetivo avaliar a redução da densidade de incidência de PAV em recém-nascidos com <750g da UTIN do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo, realizado em uma UTIN de 2018 a 2022, cujos dados foram obtidos da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência (CCIRAS) do Hospital.

Resultados

Até junho de 2021 não havia bundle de prevenção de PAV na UTIN e a partir de julho de 2021 foi implantado este pacote de medidas contendo: adesão à higiene das mãos, higiene oral a cada 6h, manutenção de decúbito a 30°, avaliação diária da possibilidade de extubação e troca diária do látex de aspiração. Foram realizados treinamentos com a equipe quanto a estas medidas, instituída vigilância prospectiva in locu e retrospectiva, a partir do prontuário eletrônico, verificado as conformidades de cada item do pacote e avaliada a taxa de adesão ao pacote completo. Os indicadores de Densidade de Incidência (DI) de PAV e adesão às medidas de prevenção foram apresentados para equipe multidisciplinar mensalmente. Após a inclusão do pacote de medidas houve uma redução na densidade de incidência de 40%, sendo 13,5 em 2021 e 8,2 em 2022 após adesão.

Conclusão

Diversos estudos mostram redução nos indicadores de PAV com a implantação de medidas de prevenção. Embora existam ações simples e capazes de reduzir PAV em UTIs neonatais, é necessário que haja aceitação ao conjunto de medidas de forma vitalícia. Nesse contexto, é fundamental apoio da gestão para manutenção de insumos, envolvimento da equipe multidisciplinar, vigilância ativa e contínua e divulgação de dados como estímulo aos profissionais envolvidos na assistência.

Palavras-chave:
IRAS
PAV
UTI neonatal
Bundles
Prevenção
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools