Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
IMPLEMENTAÇÃO DE CUIDADOS ESPECIALIZADOS EM SAÚDE BUCAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PRIVADO TERCIÁRIO DE SÃO PAULO
Visits
189
Giovanna Marssola Nascimento
Corresponding author
giovanna_marssola@hotmail.com

Corresponding author.
, Fernanda Neves de Carvalho, Leticia Pacheco Porangaba, Roberto Camargo Narciso, Carlos Eduardo da Conceição Rosa, Rita Jaqueline da Silva, Persis Pereira de Magalhaes, José Eduardo Tambor Bueno, Katia Kisielow dos Anjos, Arli Antônio Reginaldo Júnior, Camila Silva dos Santos
Leforte Morumbi, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV-VM) é um desafio para os controladores de infecção. Medidas de prevenção como a higiene oral são implementadas para redução nas taxas de infecção. Protocolos desenvolvidos por especialistas em saúde bucal e acompanhamento especializados são alternativas para melhorar as práticas de higiene oral em pacientes críticos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Objetivo

Avaliar o impacto PAV-VM a partir da implementação de um serviço de saúde bucal por profissional especializado em odontologia na UTI adulto de um hospital de São Paulo.

Método

Estudo quase-experimental realizado em UTI de um hospital privado de São Paulo durante 42 meses (jan/2020 a jun/2023). A intervenção se deu em julho de 2021 por meio da implementação de atendimento odontológico. Anteriormente (pré-intervenção – 18 m), a higiene oral dos pacientes da UTI era realizada pela equipe de enfermagem sem rotina técnica específica. A partir da intervenção (pós-intervenção – 24 m), um profissional especializado em odontologia foi contratado para realização de visitas mínimas de 3 × /semana. O desfecho avaliado foi a incidência de PAV-VM.

Resultados

Foram levantadas as possíveis falhas em procedimento e elaborado Protocolo Operacional Padrão (POP) específico para higiene oral. Foi realizado treinamento de higiene oral presencial total de 91 (90%) dos 101 colaboradores (técnicos de enfermagem e enfermeiros). Além da higiene oral, foram avaliadas: presença de lesões (lesões por pressão relacionadas a Intubação Orotraqueal “IOT”, candidíase, herpes, outras), bruxismo com risco de perfuração de tubo e fratura dentária. Quando necessário foram realizados procedimentos de laserterapia e instaladas placas pré-fabricadas. O número de PAVs nos 18 meses pré-intervenção foi de 30, comparado com 11 nos 24 meses pós-intervenção. A densidade de incidência de PAV dos períodos foi de 7,42 (pré-intervenção) vs. 5,64 (pós-intervenção), tendo redução de 24%, porém sem resultado com significância estatística (p>0.05). A taxa de uso de ventilação mecânica dos períodos foi 27,96% vs. 9,33% (p<0.05).

Discussão/Conclusão

Houve redução na incidência de PAV, apesar de não estatisticamente significativa. A redução na taxa de VM dificultou a a comparação entre os grupos. Estudos adicionais com amostras maiores são necessários. Qualitativamente, houve melhora das práticas de higiene oral e e cuidados de saúde bucal com o paciente após início do acompanhamento.

Palavras-chave:
Odontologia
IRAS
PAV
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools