Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PREVALÊNCIA DA COLONIZAÇÃO OU INFECÇÃO POR ENTEROCOCCUS SPP RESISTENTES À VANCOMICINA DE PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAL TERCIÁRIO NO RECIFE-PE
Visits
240
Kledoaldo Oliveira de Lima
Corresponding author
Kledoaldo@gmail.com

Corresponding author.
, Danylo Cesar Correia Palmeira, Virgínia Menezes Coutinho, Lilíada Gomes da Silva, Rafaela Queiroz Ferreira Barros, Guilherme Antonio Lima de Oliveira, Andrêza Cavalcanti Correia Gomes, Izolda Maria Fernandes de Moura, Maria Lúcia Silva Ramos, Rafaella Miguel Viana Gomes, Suennya Valeska Gomes Brito, Claudia Fernanda Azevedo Braga Albuquerque, Maria Carolina Wanderley Costa de Medeiros
Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

Atualmente, as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) correspondem às principais causas de morte primária que poderiam ser prevenidas, representando um dos mais importantes problemas de saúde pública, econômica e social. Um importante agente etiológico relacionado às IRAS são bactérias do gênero Enterococcus, principalmente os Enterococcus faecium e Enterococcus faecalis. São bactérias gram-positivas, normalmente encontradas no intestino e no trato genital feminino, capazes de sobreviver com facilidade em ambiente hospitalar. O objetivo desse trabalho foi relatar a frequência de colonização por Enterococcus spp. Resistentes à Vancomicina (VRE) em pacientes internados em hospital terciário no Recife-PE.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal para a avaliação da frequência de pacientes colonizados ou infectados por VRE, através de uma análise dos dados clínicos e laboratoriais fornecidos pelo Serviço de Arquivamento Médico (SAME-UFPE), interligado à Comissão de Controle de IRAS (CCIRAS), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh) no período de janeiro a junho de 2023. Foram avaliados resultados de culturas microbianas para diagnóstico de infecções e swabs de vigilância.

Resultados

No período de janeiro a junho de 2023, cento e quarenta e quatro pacientes foram submetidos à precauções de contato por apresentarem colonização ou infecção por microrganismos Multidrogarresistentes (MDR). Vinte e sete pacientes albergavam VRE (18,8%), dos quais 26 encontravam-se colonizados (swabs de vigilância com crescimento de VRE) e apenas uma hemocultura foi positiva para Enterococcus faecium resistente à vancomicina. A maioria dos pacientes eram do sexo masculino (n=15, 56%) e estavam internados nas enfermarias de clínica médica (n=08, 29,6%) e de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) (n=05, 18,5%). Dois pacientes apresentaram co-infecções com outras bactérias multidrogarresistentes, a Klebsiella pneumoniae (produtora de KPC) e a Elizabethkingea meningoseptica (produtora de classe B- metalobetalactamase).

Conclusão

Demonstrou-se uma alta frequência de VRE entre os pacientes submetidos à precaução de contato por microrganismos MDR. Além disso, cerca de 50% dos casos foram detectados em duas enfermarias de alta rotatividade do hospital avaliado. Dessa forma, salienta-se a importância na permanente atenção quanto às medidas de prevenção contra disseminação intra-hospitalar de microrganismos.

Palavras-chave:
VRE
Enterococcus
Bactérias multidroga-resistentes
Resistência microbiana
Vigilância microbiológica
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools