Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO GENITAL PELOS HERPESVÍRUS SIMPLES E PAPILOMAVÍRUS HUMANO EM MULHERES SUBMETIDAS AO EXAME PREVENTIVO DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO (PCCU)
Visits
193
Larissa de Souza Leitãoa,
Corresponding author
larissa.leitao@ucb.ufpa.br

Corresponding author.
, Rosiana Brito Pinheirob, Maria Eduarda Avelinoa, Andrea Nazaré Monteiro Rangel da Silvaa, Rosimar Neris Feitosaa, Antonio Carlos Rosário Vallinotoa, Luiz Fernando Almeida Machadoa, Jacqueline Cortinhas Monteiroa
a Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil
b Universidade da Amazônia (UNAMA)
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Infecções sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública. As infecções por Herpes simplex 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2) e Papilomavírus Humano (HPV) são consideradas as IST mais frequentes no mundo, estando relacionadas à infecção persistente, com ocorrência de complicações no sistema reprodutor. Além disso, o HPV é considerado agente causal do câncer de colo uterino. Desse modo, o presente estudo visou descrever a prevalência da infecção pelos herpes simples e HPV em mulheres que realizaram o exame Preventivo de Câncer de Colo do Útero, bem como correlacionar os dados de prevalências com variáveis sociodemográficas e epidemiológicas da população investigada.

Métodos

Foram analisadas amostras cérvico-uterinas de 147 mulheres atendidas em uma Unidade Municipal de Saúde de Belém-PA. Todas as amostras foram submetidas à extração de ácido nucleico através do kit High Pure PCR Template. A pesquisa viral foi realizada através de PCR Multiplex para HSV-1, HSV-2 e HPV. Os amplicons obtidos foram visualizados por meio da eletroforese em gel de agarose a 2%. Os dados sociodemográficos e epidemiológicos foram obtidos por meio de questionário auto aplicado e foram correlacionados com a infecção viral através do Teste Qui-quadrado. O presente estudo foi aprovado pelo CEP da Universidade Federal do Pará sob o parecer N° 3.297.951.

Resultados

A prevalência da infecção pelo HPV foi de 18,36% (27/147), e de herpes simples foi 8,84% (13/147), sendo o HSV-1 responsável pela maioria dos casos (61,53%; 8/13). A co-infecção herpes/HPV foi observada em 3,41% dos casos (5/147). A média da idade das mulheres infectadas com pelo menos um dos vírus foi 26 anos, sendo a idade mínima 20 e a máxima 33. A maioria (64,7%) se autodeclarou parda; heterossexual (55,8%); solteiras (97,0%); com nível de escolaridade até o ensino médio incompleto (55,8%); renda familiar de até um salário-mínimo (73,5%). Referente à saúde reprodutiva, a maioria das mulheres iniciou a vida sexual até os 15 anos (55,8%), se relacionou com apenas um parceiro (67,6%); 70,5% fazem uso irregular do preservativo; 52,9% referiu nunca ter engravidado; e 55,8% informaram não ter realizado exames/consulta ginecológica nos últimos 3 anos.

Conclusão

A prevalência de infecção por HPV e Herpes simples corroborou com achados descritos em estudos conduzidos no Brasil, estando a infecção associada a variável número de parceiros sexuais (p = 0,0140).

Palavras-chave:
Infecções Sexualmente Transmissíveis Herpes simples Papilomavírus humano Câncer de colo uterino Complicações no sistema reprodutor
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools