Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐097
Full text access
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A INTERSETORIALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS ARBOVIROSES
Visits
2144
Vinicius da Costa Moyses, Angélica Fátima Bonatti
Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), Várzea Grande, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: As arboviroses correspondem as doenças infecciosas de maior impacto na saúde pública. Um dos principais desafios para sua prevenção e controle é o desenvolvimento de ações intersetoriais na criação de processos educativos que estimulem os cidadãos a serem responsáveis e protagonistas do cuidado em saúde individual e coletivo, em especial no que tange as ações profiláticas das doenças infectocontagiosas.

Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de medicina no projeto de intervenção proposto pelo programa de interação comunitária, com a finalidade de implantar ações lúdicas de educação em saúde no ambiente escolar para o controle do Aedes aegypti e consequentemente para a prevenção da dengue, zika e chikungunya.

Metodologia: O projeto de intervenção foi construído na proposta da pesquisa ação com embasamento teórico em bases de dados científicas, boletins epidemiológicos e diagnóstico situacional local das doenças transmissíveis no território. Optou‐se por construir a ação de forma intersetorial, entre escola (alunos de quatro a oito anos e professores), atenção primária (USF) e ensino médico (acadêmicos do primeiro ano do curso de medicina). Buscou‐se utilizar recursos que possibilitassem a interação com as crianças, a fim de que a mensagem recebida por eles fosse transmitida entre seu vínculo familiar e social. As ações englobaram atividades no modelo pedagógico que se fundamenta na educação conscientizadora e lúdica de forma participativa e expositiva através de vídeo e dinâmica teatral. Ambas as atividades buscaram demonstrar para as crianças personagens com sintomas clássicos das doenças, além de ensinar medidas de prevenção com foco na eliminação do vetor.

Discussão/Conclusão: A prática intersetorial constituiu um eixo fundamental para que o projeto se tornasse efetivo. A escolha pelo lúdico na educação em saúde possibilitou o entendimento da doença de uma forma que chamou a atenção do público para aquilo no que se desejou criticar ou expor. Além disso, a inserção do aluno de medicina no território mostrou o impacto que as ações de educação em saúde causam na comunidade. Apesar de ser reconhecida como prática importante, a educação em saúde é pouco explorada e seu enfoque é reduzido a ações individuais higienistas e cuidados no domicílio. Em contrapartida, estratégias educativas podem ser um dos caminhos para aproximar setores distintos, podendo fomentar nos territórios, a compreensão da saúde como um processo socialmente produzido.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools