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Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
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12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐096
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FOUR CORNERS: UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA ENSINO DE INFECTOLOGIA A ESTUDANTES DE MEDICINA
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Vivian Avelino Iida-Silva, Barbara Labella Henriques
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brasil
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Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

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Introdução: No período de 2011 a 2014 a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo passou por uma extensa reestruturação curricular do curso médico mediante a adoção de um currículo baseado em competências. Nesse contexto, uma adequação das atividades direcionadas para os internos foi necessária e uma das estratégias de aprendizagem interativa utilizadas foi uma adaptação do “Four corners” para a discussão de casos clínicos.

Objetivo: Descrever a experiência da estratégia de aprendizado ativa “Four Corners” no aprendizado de doenças infecciosas para alunos de medicina do 5° ano.

Metodologia: A estratégia “Four Corners” é uma abordagem que consiste em desafiar os alunos com perguntas distribuídas nos quatro cantos da sala de aula promovendo a discussão entre os estudantes envolvidos sobre cada um dos tópicos levantados. Os alunos conduzem a discussão com supervisão do coordenador sem interferências, cada estação tem duração de 15 minutos. Ao final da atividade o professor faz uma retomada conjunto de todos os temas e dúvidas levantadas

Resultados: O conceito de aprendizagem ativo parece ser intuitivo, mas não tem definição única, os autores Bonwell & Elison definem como “qualquer coisa que envolve os alunos em fazer coisas e pensar sobre as coisas eles estão fazendo”. Para essa transição deve‐se utilizar de maneira combinada diversas técnicas adaptadas aos diferentes contextos. A estratégia “Four Corners” constitui uma atividade ativa em que os alunos se envolvem na discussão e trocam impressões. O estudante assume simultaneamente a posição de aprendiz e de professor, recebendo feedbacks imediatos de seus pares.

Muitas aulas e palestras já consolidadas podem ser adaptadas para uma atividade como o “Four Corners” especialmente em situações em que os alunos já tem determinado escopo teórico, mas ainda pouca maestria na aplicação dessa teoria, como é o caso do internado. As pedagogias ativas mudam a natureza da experiência do aprendizado mas nem sempre exigem mudança em todo o material a ser entregue, sendo que a proposta muitas vezes é adaptar o que já é feito.

Discussão/Conclusão: A reforma do ensino médico na graduação é um processo contínuo e passa necessariamente pelo entendimento do papel do professor como mediador. Uma proposta de promover mudanças no ensino é através da adoção de estratégias que promovem o aprendizado ativo. A estratégia de “Four Corners” pode melhorar a satisfação do aluno e o envolvimento com a aprendizagem

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
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