Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐432
Full text access
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS INFECÇÕES OSTEOARTICULARES NO HOSPITAL SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO DE OUTUBRO DE 2018 A DEZEMBRO DE 2019
Visits
2196
Marcela Bandeira Braga, Adriana Macedo Dell Aquila
Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: O tratamento das infecções osteoarticulares (IOA) envolve uma combinação de antibióticos e tratamento cirúrgico. Além de uma vigilância de controle de infecção eficiente, o infectologista para desenvolver os protocolos e diretrizes em IOA na instituição precisa ter os dados epidemiológicos da população e conhecer o perfil de sensibilidade dos seus agentes infecciosos.

Objetivo: Descrever o perfil dos pacientes com IOA no Hospital Servidor Público Estadual (HSPE) e o perfil sensibilidade dos seus agentes etiológicos aos antimicrobianos.

Metodologia: Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo de uma população da ortopedia, submetida a um controle de tratamento de IOA pelo Serviço de infectologia no período de outubro de 2018 a dezembro de 2019. Foram analisados os dados epidemiológicos e clínicos, como a idade, gênero, comorbidades, diagnóstico da infecção ortopédica, origem da infecção, material enviado para cultura, agente etiológico isolado e perfil de sensibilidade

Resultados: Foram alocados 120 casos de IOA de pacientes internados no Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT) do HSPE com idade média de 63 e mediana de 65 anos, sendo 55,0% do gênero feminino. As infecções relacionadas a fraturas (IRF) foram as mais prevalentes com 48,3% dos casos, seguida da artroplastia infectada com 25,0% e osteomielite crônica com 14,2%. A hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, e cardiopatias foram as comorbidades mais prevalentes e os membros inferiores foram os mais acometidos. Apenas 25,8% das infecções foram ISC do HSPE, sendo 83,3% das artroplastias infectadas e 60,3% das IRF de outras instituições. Dos 103 agentes infecciosos isolados, o Staphylococcus spp foi o principal patógeno identificado com cerca de 40,0% e alta taxa de sensibilidade para glicopeptídeos, oxazolidinonas e Sulfametoxazol/trimetropima, porém, sensibilidade intermediária a baixa para Clindamicina e Oxacilina. Os bacilos gram negativos (BGN) representaram quase 50,0% da população microbiológica, sendo a Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella spp as mais prevalentes, contudo a última apresentou o pior perfil de sensibilidade.

Discussão/Conclusão: As IOA no HSPE se destacam por uma população predominantemente de idosos acima de 60 anos, principalmente em mulheres. As infecções mais frequentes foram a IRF e infecções de próteses em membros inferiores, oriundas de outros serviços de saúde. O principal agente etiológico foi o Staphylococcus spp com sensibilidade intermediária a baixa para Clindamicina e Oxacilina.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools