Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐391
Full text access
CARACTERÍSTICAS SÓCIO DEMOGRÁFICAS E PERFIL SOROLÓGICO DE DOADORES DE SANGUE QUE FIRMAM VOTO SIGILOSO DE AUTO EXCLUSÃO
Visits
1927
Kalyne M. Batalha Goes Augustinho, Marcella Vizcaya V. Delatorre, André Mario Doi, Leandro Dinalli Santos, Carolina Bonet Bub, Vivian I. Avelino‐Silva
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A triagem de doadores de sangue inclui a entrevista clínica e testes laboratoriais para identificar infecções transmissíveis por transfusão de hemoderivados. Muitos bancos de sangue usam, adicionalmente, o voto sigiloso de auto‐exclusão (VAE), cuja eficácia e utilidade são controversas.

Objetivo: Analisar o perfil sociodemográfico de doadores que firmam VAE, e compreender a efetividade dessa ferramenta na identificação de doadores com maior risco de transmissão de doenças infecciosas.

Metodologia: Estudo de corte transversal, realizado no Banco de Sangue do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), com análise dos dados demográficos e sorológicos de doadores de sangue consecutivos atendidos de fevereiro de 2015 a dezembro de 2019. Foram excluídos doadores de repetição e de medula, granulócitos e plaquetas por aférese.

Resultados: 32.261 doadores de sangue foram analisados. Dos 32.179 doadores que não declararam VAE, 2,16% apresentaram triagem sorológica positiva (IC 95% 2,00‐2,32). Dos 82 doadores que declararam VAE, 6,10% apresentaram triagem positiva (IC 95% 2,01‐13,66). O grupo que declarou VAE apresentou maior prevalência do sexo masculino, estado civil solteiro, sorologia positiva para HBV, sífilis e qualquer teste positivo na triagem sorológica. A análise multivariada dos fatores associados à triagem positiva mostrou associação estatisticamente significante com idade (OR=1,026, IC 95% 1,018‐1,034; p<0,001), menor escolaridade (p<0,001), e com a declaração do VAE (OR=3,194, IC 95% 1,282‐7,955; p=0,013).

Discussão/Conclusão: Nossos achados sugerem que os doadores que declararam VAE foram mais frequentemente homens solteiros. O VAE teve associação estatisticamente significante com triagem sorológica positiva tanto na análise univariada quanto na análise ajustada para idade, sexo, estado civil e escolaridade. Nossos achados refletem a população que acessa o Banco de Sangue do HIAE, e estudos sobre a eficácia do VAE devem ser interpretados à luz de conhecimento sobre a população local e forma de triagem.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools