Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐035
Full text access
COVID‐19 EM PESSOAS VIVENDO COM HIV: ANÁLISE DE UM HOSPITAL QUATERNÁRIO
Visits
2309
Helena Duani, Máderson Alvares de Souza Cabral, Thalyta Nogueira Fonseca, Luisa Oliveira Pereira
Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais (HC‐UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Na pandemia do COVID‐19 tornou‐se importante saber o comportamento de determinadas subpopulações frente a essa nova doença. Uma delas é a população de pessoas que vivem com HIV.

Objetivo: Analisar a evolução de coinfectados por HIV e COVID‐19 no período de 18 de Março 2020 a 6 Outubro 2020 no HC UFMG (Belo Horizonte/MG).

Metodologia: Trata‐se de um estudo observacional prospectivo em que foram incluídos pacientes com diagnóstico de HIV, maiores de 18 anos, com confirmação de COVID‐19 através de RCT‐PCR obtido através de swab nasal.

Resultados: No período de 18 de Março de 2020 a 6 de Outubro de 2020 foram admitidos no Hospital das Clínicas da UFMG 4 pacientes com perfil proposto a ser analisado. Caso 1: Paciente do sexo feminino, 75 anos, CD4 973 carga viral não detectável, em uso de 3TC+ TDF+ATV/r, portadora de hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo II e meningioma, apresentava raio x de tórax não sugestivo para COVID‐19, porém em tomografia de tórax apresentava vidro fosco difuso periférico, consolidação e espessamento septal, dados compatíveis com COVID‐19. O tempo de internação hospitalar foi de 29 dias, o tempo de sintomas foi de 21 dias e o tempo de CTI e de intubação foram de 12 dias. A paciente evoluiu para o óbito. Caso 2: Paciente do sexo masculino, 63 anos, CD4 341 carga viral indetectável, em uso de TDF+3TC+DTG, portador de tricoleucemia e artrite psoriásica, apresentava raio x de toráx sugestivo de COVID‐19 e tomografia de tórax também sugestiva. O tempo de sintomas e de internação hospitalar foram de 9 dias. O Paciente não teve passagem pelo CTI e evoluiu com alta hospitalar. Caso 3: Paciente do sexo feminino, 69 anos, CD4 1260 carga viral indetectável, em uso de TDF+3TC+EFZ, portadora de DPOC e SAHOS, apresentava raio x e tomografia de tórax compatíveis com COVID‐19. O tempo de sintomas de COVID‐19 e de internação hospitalar foram de 25 dias. A paciente evoluiu para o óbito após 5 dias de permanência no CTI. Caso 4: Paciente do sexo masculino, 66 anos, CD4 4 carga viral 8.699.255, sem uso de TARV, portador de HAS, DM2 e tuberculose. Não apresentava raio x ou tomografia de tórax sugestivos de COVID‐19. O tempo de internação hospitalar foi de 14 dias e de sintomas foi de 11 dias. O Paciente não necessitou de passagem pelo CTI e evoluiu com alta hospitalar.

Discussão/Conclusão: Em função da quantidade pequena de dados obtidos no período de tempo de estudado ainda não é possível fazer inferências sobre fatores que podem ter contribuido para os desfechos positivos dos pacientes.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools