Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 247
Full text access
IDENTIFICAÇÃO E TESTE DE SENSIBILIDADE A PARTIR DE GARRAFAS DE HEMOCULTURAS SINALIZADAS COMO POSITIVAS
Visits
1496
Jailton Lobo da Costa Lima, Mizia Karla de Carvalho Martins Costa de Freitas, Viviane Mendes Nunes, Vera Lucia do Nascimento Bezerra, Alex Mauricio Garcia Santos, Martha Maria Romeiro Figueirôa Ferreira Fonseca, Gleyce Mara Vilas Boas de Souza, Renata Vieira, Amanda de Almeida Fernandes, Francisco Montenegro de Melo
Unimed Recife, Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/Objetivo

A sepse é frequentemente fatal. O início rápido de terapia apropriada está relacionado com maior sobrevida dos pacientes. A hemocultura é considerada o teste “padrão ouro” para identificar o microrganismo e avaliar seu perfil de sensibilidade. Contudo, mesmo usando técnicas automatizadas, é necessário realizar subculturas em meio sólido, postergando a liberação dos resultados. A utilização de técnicas moleculares para identificação de microrganismos e análise dos mecanismos de resistência a partir das garrafas de hemoculturas positivas estão disponíveis, sendo o MALDI-TOF MS uma das ferramentas mais empregadas, porém o elevado custo dificulta a implantação na maioria dos laboratórios. Diante disto, este estudo teve como objetivo comparar a realização da identificação de microrganismos e o teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA), empregando o método padrão e um método alternativo direto de garrafas de hemoculturas positivas.

Métodos

O estudo foi observacional prospectivo conduzido em hospital terciário em Recife-PE que combinou os sistemas BD BACTEC - para hemoculturas automatizadas, o MALDI-TOF MS Bruker para identificação dos microrganismos e o BD Phoenix - para realizar os TSAs. Foram comparadas a identificação e o TSA realizados a partir das subculturas das amostras de hemocultura realizados pela técnica padrão com a metodologia “in house” empregando “pellets” obtidos diretamente das garrafas de hemoculturas positivas, utilizando centrifugação diferencial e saponina à 4%.

Resultados

Foram analisadas 56 amostras, obtendo a seguinte distribuição: E. coli (13), K. pneumoniae (8), P. aeruginosa (5), S. aureus (5), A. baumannii (4), E. faecalis (3), E. cloacae (3), P. mirabilis (2), S. marcescens (2), S. capitis (2), S. hominis (2), S. epidermidis (2), S. haemolyticus (1), S. maltophilia (1), P. rettgeri (1), C. freundi (1) e M. morganii (1). Em relação a identificação dos microrganismos as técnicas concordaram em 98,2%. A concordância entre os TSAs foi de 97,01%, apresentando 1,79% de erro menor, 0,90% de erro grave, e 0,30% de erro muito grave com o uso de “pellets”.

Conclusão

O método alternativo apresentou elevada concordância com o método padrão, tendo como vantagem a rápida identificação do microrganismo, bem como do TSA, sem a necessidade de realizar subcultura, propiciando o ajuste adequado da terapêutica, impactando na redução do consumo de antimicrobianos, em menor custo hospitalar e maior sobrevida do paciente.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools