Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐321
Full text access
IMPACTO FINANCEIRO DA ADESÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE UM STEWARDSHIP
Visits
1895
Rodrigo de Freitas Garbero, Nathalia Lobão Silveira, Analice Alves Simões, Gabriela Alves Martins, Ludmilla Vale da Cruz, Vinicius Gabriel Von Zuben, Camila Serra Rodrigues, Natan Teixeira da Silva, Derek Chaves Lopes
Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A escolha adequada de um tratamento antimicrobiano passa pela seleção da droga, seu tempo de duração e doses, além da definição da via de administração do medicamento. Esses são pontos‐chave comumente abordados em Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA), como o Stewardship. Apesar dos objetivos primários do programa serem a melhora dos desfechos clínicos, o estudo do impacto financeiro envolvido torna‐se cada vez mais relevante, visto que a adequação terapêutica pode colaborar para um menor custo com antimicrobianos.

Objetivo: Verificar o potencial impacto econômico relacionado à adesão às recomendações de um programa de Stewardship.

Metodologia: Foi realizada uma coorte retrospectiva por meio da análise de prontuários de pacientes internados em um hospital terciário do Distrito Federal entre setembro de 2018 e abril de 2019 e as recomendações provenientes do PGA local. A adesão ou não a essas recomendações é de escolha da equipe que acompanha o paciente. Foi calculado o custo médio dos antimicrobianos por paciente e realizada a comparação entre os grupos aderido e não aderido.

Resultados: Os antimicrobianos mais prescritos em ambos os grupos foram: piperacilina+tazobactam (19,51%), ciprofloxacino (13,30%), ceftriaxona (11,31%), meropenem (9,76%) e vancomicina (8,20%). O custo médio com antimicrobianos foi de R$ 3458,00 no grupo aderido e de R$ 8081,00 no grupo não aderido (p=0,0174). Entre os antimicrobianos avaliados pelo PGA, os com maior custo incremental entre o grupo de não‐aderidos foram: meropenem (+352,32%), daptomicina (+350%), gentamicina (+285,71%), anfotericina B lipossomal (+251,35%), clindamicina (+225,17%) e vancomicina (+170,47%). A despeito da redução nos custos com antimicrobianos, não houve aumento das complicações, admissão em UTI ou mortalidade no grupo aderido.

Discussão/Conclusão: O estudo demonstrou um potencial de redução dos custos com antimicrobianos a partir da adesão às orientações do Stewardship, sem piora de prognóstico. A literatura atual carece de estudos de análise de custo‐efetividade da implementação desse tipo de programa, sendo necessários mais estudos desenhados especificamente com esse fim.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools