Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA POR BACTÉRIAS GRAM NEGATIVAS EM PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM 2021 E 2022: CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS, TEMPO DE OCORRÊNCIA E DESFECHO DA INTERNAÇÃO
Visits
272
Gabriel Haiek Fernandesa,
Corresponding author
gabriel.haiek108@gmail.com

Corresponding author.
, Beatriz Sales de Freitasa, Ana Laura Souza de Barrosa, Talita Resende Leal Ferreirab, Wanderson Sant'Ana de Almeidab, Valéria Paes Limaa, Mariana Mendonça Ferreira Ramosb, André Bon Fernandes da Costab
a Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil
b Hospital Universitário de Brasília (HUB), Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

As infecções de corrente sanguínea (ICS) são eventos prevalentes em unidades de terapia intensiva (UTIs), sendo fundamental conhecer a epidemiologia local. Dentre os microrganismos causadores destacam-se as bactérias Gram negativas, associadas a expressiva resistência bacteriana.

Métodos

Trata-se de um estudo observacional descritivo. Em uma primeira etapa, foram coletados dados das hemoculturas positivas de pacientes internados na UTI Adulto do Hospital Universitário de Brasília em 2021 e 2022. Em segunda etapa, os prontuários dos pacientes que tiveram hemocultura com bactérias Gram negativas foram consultados para análise de dados clínicos (idade, comorbidades, tempo de internação, escore de SOFA, dispositivos invasivos, desfecho).

Resultados

No período do estudo houve 260 hemoculturas positivas de pacientes internados na UTI Adulto do HUB sendo 79 por bactérias Gram negativas fermentadoras (30%) e 25 por bactérias Gram negativas não fermentadoras (10%). Os Gram negativos mais prevalentes foram: Klebsiella pneumoniae (n = 42), Acinetobacter baumanii (n = 14), Enterobacter cloacae (n = 11), Serratia marcescens (n = 9), Escherichia coli (n = 8) e Pseudomonas aeruginosa (n = 8). O percentual de resistência foi: amicacina 28%, ampicilina 95%, cefepime 73%, ertapenem 68%; gentamicina 55%; imipenem 74%; meropenem 67% e piperacilina-tazobactam 68%. O teste EDTA foi positivo em 50% das cepas testadas. Apenas 3 cepas resistentes a carbapenêmicos elegíveis foram testadas para colistina, sendo uma sensível (K. pneumoniae) e 2 resistentes (1 K. pneumoniae e 1 P. aeruginosa). Quanto às características dos 104 pacientes: sexo masculino em 54,8%, média de idade de 58 anos (18-97 anos), tempo médio de internação na UTI 44 dias (5-440), tempo de internação até a ocorrência da ICS 26 dias (0-395), mais de 3 comorbidades em 46%, cateter central em 80%, ventilação mecânica em 64%, sonda vesical de demora em 70%, nutrição parenteral em 11,5%, procedimento cirúrgico nos últimos 30 dias em 33%. O SOFA na data da coleta da hemocultura foi >= 7 em 74%. O desfecho da internação foi óbito em 72%, transferência em 10% e alta domiciliar em 18%.

Conclusão

Confirma-se a importância da morbimortalidade associada a ICS. Os agentes isolados e perfil de resistência se assemelham aos descritos no Distrito Federal e no Brasil, sendo preocupante a resistência aos carbapenêmicos. A alta letalidade pode estar associada múltiplos fatores, não analisados neste trabalho.

Palavras-chave:
Infecções Nosocomiais Infecções por Bactérias Gram-Negativas Resistência a Antibióticos
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools