Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS DO PROGRAMA DE STEWARDSHIP DE ANTIMICROBIANOS EM UM HOSPITAL PRIVADO DE SÃO PAULO
Visits
282
Karoline Mendonça
Corresponding author
k_mendonca@outlook.com

Corresponding author.
, Julia Nicasio dos Santos, Thainan Fuza de Oliveira, Julia Sarmento Ferreira Berlfein, Paulo Henrique da Cunha Oliveira, Gloria Selegatto, Cristhieni Rodrigues
Hospital Santa Paula, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Os Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos-Stewardship são implementados mundialmente visando reduzir a resistência microbiana e promover uso racional desses medicamentos. O objetivo deste trabalho é descrever as intervenções farmacêuticas (IF) relacionadas ao Programa de Stewardship de Antimicrobianos (ATM).

Métodos

Avaliação retrospectiva das IF em ATM de pacientes internados em terapia intensiva, enfermaria e pronto atendimento de um hospital de médio porte no período de janeiro-2020 a dezembro-2022. Os farmacêuticos registraram essas intervenções em prontuário eletrônico e no sistema de gestão de prescrição médica via Tasy®. Em junho-2021 foi implantado o template de Stewardship (evolução padrão e estruturada) no prontuário eletrônico, que foi utilizado pelos farmacêuticos e médicos da SCIH desde então. As intervenções foram classificadas em: ajuste de posologia, início de terapia, suspensão (tempo de tratamento, duplicidade, etc), terapia sequencial (switch therapy), terapia direcionada (escalonamento/descalonamento) e outras. Todas as intervenções registradas no período e demais dados do estudo foram obtidos por relatórios do Tasy®.

Resultados

Nos anos de 2020, 2021 e 2022 foram realizadas 2.204, 3.244 e 2.751 intervenções farmacêuticas para ajuste em terapia antimicrobiana, respectivamente. Esses valores correspondem a 3,6%, 4,6% e 4,4% de todas as IF, as quais englobam as demais classes medicamentosas e protocolos clínicos. Nos 2 primeiros anos a principal intervenção foi de ajuste de posologia (56% e 52%), seguida por suspensão (29% e 33%). Já em 2022 houve inversão, onde 40% das IF eram de suspensão e 35% de ajuste posológico. A taxa de aceitação das intervenções pelo médico reduziu de 93% para 87% para 84%. Dentre as IF não aceitas também houve predominância da categoria suspensão (62%, 67% e 76%). As principais taxas de não aceitação foram relacionadas à antibioticoprofilaxia (62%, 56% e 71%).

Conclusão

As IF relacionadas a ATM correspondem a uma fração importante do trabalho diário do farmacêutico clínico. O empoderamento deste profissional é de extrema importância e relaciona-se diretamente com o tipo de intervenção realizada. A queda na taxa de aceite pode estar relacionada ao aumento de procedimentos cirúrgicos e entrada de equipes médicas não habituadas com o protocolo de antibioticoprofilaxia institucional. A educação continuada é relevante no sucesso dos Programas de Stewardship de ATM.

Palavras-chave:
Stewardship Intervenção Farmacêutico clínico
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools