Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐442
Full text access
LOMBALGIA E FEBRE EM HOMEM IDOSO: APENAS MAIS UMA PIELONEFRITE NO PRONTO‐SOCORRO?
Visits
2382
Luisa Caracik C. Andrade, Beatriz Turato Mendonça, Gabrielle Picanco Rilhas, Natalia Reis Fraga, Durval Alex Gomes e Costa, Thaís Guimarães, Augusto Yamaguti, João Silva de Mendonça, Alexandre Inácio C.D. Paula, Marli Sasaki
Hospital do Servidor Público Estadual, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Aneurismas micóticos são afecções raras e de elevada morbimortalidade. A infecção das paredes vasculares provoca intensa inflamação, o que aumenta o risco de ruptura dos aneurismas em comparação aos de etiologia aterosclerótica.

Objetivo: Incluir o aneurisma micótico dentre os diagnósticos diferenciais de lombalgia.

Metodologia: Apresentamos o paciente do sexo masculino, 76 anos, tabagista 60 anos‐maço e portador de HAS e fibrilação atrial, com queixa de dor na região lombar associada a febre há 4 dias, sem alterações dos sinais vitais e do exame físico, com melhora dos sintomas com uso de ciprofloxacino por 10 dias. Após 5 dias do término da antibioticoterapia, em regime ambulatorial, o paciente apresentou recorrência dos sintomas, sendo internado, com resultado das hemoculturas positivo para Salmonella typhi, em 3 amostras, sensível a sulfametoxazol‐trimetoprim, ciprofloxacino e ceftriaxona. Na investigação, foi realizada tomografia computadorizada de abdôme, que evidenciou aneurisma fusiforme na aorta abdominal na altura das artérias renais. O tratamento de aneurismas micóticos envolve abordagem cirúrgica associado à antibioticoterapia, no entanto o paciente recusou a cirurgia devido ao risco de morte elevado durante o procedimento.

Discussão/Conclusão: No acompanhamento ambulatorial, o paciente apresentou dilatação do aneurisma, de até 9,3cm em seu maior diâmetro e rotura, que foi tamponada pelo abscesso de psoas que se formou nas adjacências, mesmo em uso de ceftriaxona (4g/dia) parenteral ambulatorial.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools