Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 279
Full text access
PRIMEIRO RELATO DE MOSQUITOS MANSONIA HUMERALIS NATURALMENTE INFECTADOS COM OS ARBOVÍRUS MAYARO E DENGUE
Visits
2128
Flávia Barreto de Sousa, Juliana Santana de Curcio, Lívia do Carmo Silva, Carlos Eduardo Anunciação, Silvia Maria Salém Izacc Furlaneto, Ângela Maria Fortes de Andrade, Marco Tulio A. Garcia-Zapata, Elisângela Paula Silveira Lacerda
Unidade de Sentinela e Centro de Referência em Medicina Internacional e de Viagens, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Mosquitos do gênero Mansonia spp. são abundantes em regiões em que ocorreram modificações ecológicas promovidas pelo homem, como construções de usinas hidrelétricas, em razão do aumento de macrófitas, indispensáveis na reprodução deste mosquito. Entretanto, não são descritos como vetores de doenças, apesar de algumas espécies serem relatadas como naturalmente infectadas com alguns arbovírus como Mayaro e Chikungunya, não foram realizados estudos de competência vetorial (Aitken, 1960; Diallo, 2012). O objetivo deste trabalho foi avaliar a susceptibilidade e potencial de transmissão de mosquitos Mansonia humeralis quanto aos arbovírus Dengue, Mayaro, Chikungunya e Zika vírus.

Metodologia

Os mosquitos foram coletados em galinheiros enquanto realizavam o repasto sanguíneo em galos, no município de Jaci Paraná, Rondônia, Brasil. Fêmeas de M. humeralis foram selecionadas e separadas em pools de 10 indivíduos contendo cabeça e tórax. Os pools foram testados quanto a presença dos arbovírus Dengue, Mayaro, Chikungunya e Zika vírus por RT-qPCR e alguns pools positivos foram selecionados para o isolamento viral em cultura de células C636 (CRL-1660 - Aedes albopictus). Após 3 e 7 dias de cultivo celular, o sobrenadante das células foi coletado para confirmação do isolamento viral por RT-qPCR.

Resultados

Este trabalho está em andamento, sendo os seguintes resultados preliminares. Foram montados 140 pools (N = 1.400) contendo cabeça e tórax de fêmeas de mosquitos M. humeralis, destes, 133 foram testados para o arbovírus Mayaro, sendo 33 positivos (33/140), 62 pools testados para Dengue, sendo 08 positivos (08/62) e 48 pools testados para Chikungunya e Zika vírus,sendo ambos negativos. Os sobrenadantes obtidos do cultivo viral foram positivos para o vírus Mayaro, apresentando aumento da carga viral em 7 dias de cultivo, confirmando que os pools obtidos pelo mosquito M. humeralis estavam infectados pelo arbovírus Mayaro e que este ainda possuía capacidade de replicação viral in vitro.

Conclusão

Este é o primeiro relado de mosquitos M. humeralis naturalmente infectados com os arbovírus Dengue e Mayaro. Os resultados indicam o potencial vetorial dos mosquitos M. humeralis na transmissão destas arboviroses, visto a infecção na glândula salivar. Portanto, faz se necessário medidas eficazes de controle destes mosquitos no distrito de Jaci Paraná (RO).

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools