Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐049
Full text access
PRODUÇÃO DE MÁSCARAS CIRÚRGICAS E AVENTAIS DESCARTÁVEIS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM CENÁRIO DE RESTRIÇÃO DE RECURSOS DECORRENTES DA PANDEMIA POR SARS COV‐2
Visits
2910
Stella Crosara Lopes, Karina F.S. Leite, Roberto Rodrigues Pereira Jr, Juliana G.C. Jacob, Raquel Oliveira, Renata Pessolo Peraro, Catia H.D. Salomão, Jane Aparecida Cristina, Sandro Scarpelini, Karen M.L. Morejón
Município de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A pandemia pelo SARS Cov2 trouxe imensos desafios para as equipes de saúde. Um dos maiores problemas foi a restrição de fornecimento de máscaras cirúrgicas e aventais descartáveis, devido ao aumento súbito de demanda por esses materiais no mundo todo. Com o avanço dos casos para o interior do estado de São Paulo, as unidades de saúde começaram a receber inúmeros pacientes nas unidades de saúde e, com isso, houve aumento do consumo de máscaras cirúrgicas e aventais descartáveis, levando a situações críticas em vários municípios.

Objetivo: Descrever a solução encontrada para essa dificuldade em cidade do interior do estado de São Paulo, com cerca de 704.000 habitantes, através de grupo de voluntárias para confecção de máscaras e aventais para uso no sistema público municipal de saúde.

Metodologia: Foram organizadas frentes de trabalho, 5 dias da semana, em dois turnos, em locais com estrutura adequada para confecção segura das máscaras. Estes espaços seguiram as normas brasileiras de controle sanitário. As voluntárias receberam orientações constantes sobre segurança no ambiente de trabalho. Para a confecção das máscaras, foram seguidas as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conforme manuais publicados pelo Ministério da Saúde do Brasil. Os materiais utilizados para a confecção das máscaras foram: TNT (tecido não tecido) 100% propileno com 40g/m2; SMS (spunbond ‐ meltblown ‐ spunbond) gramatura 50g; fio de alumínio revestido (para o clipe nasal); material para costura (linha e máquina apropriada). O TNT 40 foi cortado na dimensão de 34 x 21cm e o filtro SMS com 21 x 17cm. Para compor o corpo da máscara, o TNT 40 foi dobrado ao meio na sua maior dimensão e o filtro SMS foi colocado entre as duas camadas do TNT dobrado. Uma costura para unir as 3 camadas foi feita em máquina overloque na parte superior da máscara. Os aventais foram confeccionados com TNT de gramatura 40, com mangas compridas, abertura posterior com tiras na cintura e na região do pescoço.

Resultados: A produção total foi de 50.511 máscaras cirúrgicas e 3.000 aventais descartáveis.

Discussão/Conclusão: Todo o material produzido foi direcionado para as equipes de saúde do município. Essa ajuda foi de extrema valia, pois garantiu a segurança dos trabalhadores do sistema de saúde, até que os estoques fossem normalizados com a obtenção de máscaras e aventais no mercado. Os trabalhos iniciaram em 20/03/2020 e foram encerrados no dia 26/06/2020.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools