Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐389
Full text access
RELATO DE CASO: SÍNDROME DE RAMSAY HUNT EM ADOLESCENTE
Visits
6327
Carolina Frizzera Dias, Cristina Abreu de Araújo, Luisa Costa Alves, Fabiola Santana Souto M, Ludmila Bazet de Paula, Camila Silva de Jesus, Vanessa Barreto Madurei, Liana Cangini Deboni, Vinicius Dinelli Guimara
Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (HIMABA), Vila Velha, ES, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Síndrome de Ramsay‐Hunt é complicação rara causada pela reativação do vírus Varicela‐Zoster (VZV) com acometimento do sétimo ou oitavo nervo craniano. Manifesta‐se com paralisia facial ipsilateral, otalgia e vesículas em canal auditivo ou orelha. Suspeita clínica e início precoce do tratamento são importantes para boa condução do quadro.

Objetivo: Relatar caso de adolescente com Síndrome de Ramsey‐Hunt.

Metodologia: Adolescente, 16 anos, masculino procurou unidade hospitalar apresentando otalgia em orelha e paralisia facial direitas, vertigem. Previamente hígido, relato de varicela anteriormente. Ao exame visto vesículas em pavilhão auditivo direito, desvio da rima labial esquerda e fechamento ocular incompleto direito. Feito hipótese diagnostica de Herpes Zoster, prescrito Aciclovir via oral. Dez dias depois retornou queixando‐se de cefaleia, vertigem, zumbido e dificuldade em deambular. Ao exame apresentava marcha ebriosa, lesões vesiculares e crostosas residuais em orelha direita. Mantinha desvio de comissura labial e fechamento ocular incompleto. Avaliado pela infectopediatria, feito diagnóstico de Síndrome de Ramsey‐Hunt. Prescrito Aciclovir via endovenoso e Prednisona 20mg/dia. Solicitada tomografia computadorizada de crânio, sem alterações. Evoluiu com melhora da vertigem, otalgia e desaparecimento das lesões. Pesquisada imunodepressão primária e secundária, ambos negativos. À alta ainda apresentava paralisia facial, mantido corticoide. Encaminhado para seguimento em ambulatório de neuropediatria.

Discussão/Conclusão: Síndrome de Ramsay‐Hunt é caracterizada por otalgia, lesões vesiculares em pavilhão e canal auditivo e paralisia fácil ipsilateral. Ocorre por reativação do VZV, que pode cursar com comprometimento do nervo facial ou vestibulococlear. Acomete mais pacientes entre 20 e 30 anos, independente do sexo. Possui incidência de 5 casos/100.000 habitantes e é a 2ª causa de paralisia facial atraumática. Comparada com a paralisia de Bell, pacientes com Ramsay‐Hunt têm paralisia mais grave no início e são menos propensos a se recuperarem totalmente. Complicações podem surgir e incluem nevralgia pós‐herpética, meningite, encefalite, paralisia de nervos. Revisão retrospectiva constatou que pacientes que receberam Aciclovir e Corticoides se recuperaram mais do que aqueles com apenas um ou nenhum tratamento. Conhecimento sobre essa Síndrome, embora de baixa incidência na pediatria é importante para seu diagnóstico correto, permitindo seu manejo adequado e prevenção de complicações.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools